Para conhecer Bruxelas, é preciso disposição para caminhar e muita vontade de experimentar a boa gastronomia da região e, claro, as tradicionais bebidas servidas nos bares. E não deixe de fora a visita ao Atomium
Vista da parte de baixo do Palácio da Justiça: pegue o elevador para apreciar a cidade
Bruxelas talvez não seja das cidades mais bonitas para se visitar, mas ainda assim, vale a pena conhecer. Em um desses mapas distribuídos gratuitamente, é possível ler que os próprios belgas acham a cidade feia, porém a amam mesmo assim. Como beleza é algo relativo, tire as próprias conclusões depois de visitá-la. Com diversos pontos turísticos interessantes, a capital da Bélgica — e também da União Europeia — é daquelas regiões onde é possível fazer quase tudo a pé. Claro, se estiver disposto a caminhar bastante. Coloque sapatos e roupas confortáveis, alongue os músculos e vamos nessa.
Para começar o dia bem e disposto, peça um waffle de Bruxelas acompanhado de um café. Com massa leve e açúcar de confeiteiro por cima — não confunda com o de Liège, que incorpora o ingrediente na receita —, a refeição é típica da cidade, sendo vendida com muitos acompanhamentos.
A dica é a pedir o mais tradicional, que só leva o açúcar. Pensando bem, uma bola de sorvete também não é nada mal — mas isso fica para outra parte do dia acompanhado de cerveja kriek, que leva frutas na composição. Aliás, Bruxelas é uma cidade com bastante opções de culinária, com influências de diversas partes da Europa. Não encontrará dificuldades para comer comida árabe, cultura bastante presente por lá — na verdade, não encontrará dificuldades para comer o que tiver vontade, só fuja dos fast foods.
No centro de Bruxelas, uma roda-gigante toma conta da paisagem: divirta-se
Caminhando pelas ruas, preste atenção às paredes: não é difícil encontrar grandes painéis com quadrinhos pintados, em especial do famoso personagem Tintin. Há também diversas praças para se visitar, sendo a principal delas a Grand Place — também conhecida como Grote Markt —, o coração turístico da cidade, onde está o edifício da prefeitura e o museu da cidade. Não muito distante dali, está um dos maiores símbolos da cidade.
Na verdade, mais importantes, porque de grande, a estátua Manneken Pis não tem nada. O garotinho fazendo xixi na fonte é uma das atrações mais lembradas quando se fala em Bruxelas, sendo “vestido” com diferentes roupas em diversas ocasiões especiais. Mas não vá com muita expectativa: o menino é pequeno e fica em uma ruela como qualquer outra, além de ser um ponto de extrema concentração de turistas fazendo selfies.
A vista panorâmica da cidade de Bruxelas, aproveite para relaxar e descansar antes de ir para as outras atrações: não é preciso pagar para utilizar o serviço
Outra coisa primordial da se fazer em Bruxelas — e na Bélgica, de forma geral — é visitar bares. Para os fãs de cerveja, há alguns lugares que são imprescindíveis para conhecer (como são muitos, fizemos uma lista recomendada por um belga apreciador de cervejas, que você confere nesta página).
É complicado apontar destinos obrigatórios, pois há chances de não acertar. Dedique um tempo para visitar a cervejaria Cantillon, talvez a mais famosa produtora das cervejas do estilo lambic. Prepare-se, pois as bebidas que encontrará ali certamente são diferentes de tudo o que já bebeu. Produto de um processo de fermentação espontânea, no qual os tanques com as matérias-primas ficam abertos para possibilitar a atuação das leveduras, esse estilo é bastante característico por dar ao líquido um aspecto azedo, ácido e seco.
Sem Delirium
O bar mais famoso de Bruxelas é o Delirium Café. Com milhares de rótulos diferentes, dezenas de torneiras de chopes, o local é um dos mais visitados pontos turísticos. Mas é basicamente isso: um ponto aonde os turistas vão. Dificilmente encontrará um belga frequentando aquele local. Com três andares, o bar pode ser um bom lugar para conhecer outros viajantes e se surpreender com cervejas, mas definitivamente não é um refúgio para relaxar enquanto conversa. Não há mal algum em visitar, mas não espere um lugar tranquilo.
O Atomium é uma das atrações de Bruxelas: o ponto turístico fica na parte norte da cidade, pegue o metrô
Talvez um dos poucos destino que precise de transporte público para chegar, o Atomium é um ótimo programa turístico. A construção representa um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com 102 metros de altura, nove esferas de 18 metros de diâmetro, conectadas por oito tubos. Do topo, é possível ter uma visão panorâmica da cidade.
O ponto turístico é considerado a Torre Eiffel da Bélgica. No entanto, curiosamente, o Atomium foi intitulado pela CNN como sendo o monumento mais bizarro da Europa. Bizarro ou não, a visita é bem bacana. Para subir nas esferas, é preciso desembolsar 8 euros. Se não fizer tanta questão de subir, a parte de baixo também é bastante agradável, com um parque ao lado e vários banquinhos para relaxar.
Olhe sempre para os lados e veja as intervenções artísticas
Ao sair do Atomium, você estará na parte norte da cidade, mas um bom local para terminar o passeio do dia é na zona sul, no Palácio da Justiça, que mostra bem o contraste entre a parte de cima e a de baixo da cidade. Ao lado dele, há um elevador de vidro onde você pode ver detalhadamente as diferenças dos dois níveis de Bruxelas. Em 1883, quando o palácio foi finalizado, era o maior edifício da Europa. Cansou? Esperamos que não. Há mais atrações para você conferir, basta ver a lista nessa página.
Como chegar
Dentro do setor de serviços, que emprega 561 mil brasilienses (49,7% do total de ocupados), estão os melhores salários. Os professores de instituições privadas estão no topo. Segundo o Dieese, do total de empresas do setor que pagam salários superiores.
Outras atrações
Museu dos Quadrinhos
www.comicscenter.net
Rue des Sables 20
O local certo para encontrar Os smurfs, Tintin, Suske en Wiske e uma variedade de personagens que dão vida aos quadrinhos. O prédio em que está localizado o museu é uma atração à parte, pois tem o estilo art-noveau feito pelo artsta Victor Horta. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.
Veals and Geeks
www.vealsandgeeks.com
Rue des Grands Carmes 8A
Para quem coleciona discos de vinil, esse é o lugar certo para garimpar preciosidades. Eles têm uma ampla oferta de títulos que vão do soul às trilhas sonoras. Há ainda uma coleção de revistas e livros antigos. Funciona de segunda a domingo, das 11h às 20h.
Flea Market
Place du jeu de Balle
O mercado de pulgas da Place du jeu de Balle, onde se vende antiguidades e objetos usados, é uma das paradas certas para comprar objetos sem gastar muito. O melhor mesmo é visitar o lugar durante a semana, quando os preços são menores. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 14h, e aos sábados e aos domingos, das 6h às 15h.
Moeder Lambic
www.moederlambic.com
Rue de Savoie 68
Funciona todos os dias das 16h às 3h.
Le Coq
Auguste Ortsstraat 14
Funciona de terça a quinta-feira, das 12h às 14h; de sexta a sábado, das 12h às 4h; e aos domingos de 15h às 2h.
Bar des amis
facebook.com/bardesamisbrussel
Rue Sainte-Catherine
Funciona todos os dias das 14h às 2h
Brasserie de la Senne
brasseriedelasenne.be
Chaussée de Gand, 565
Funciona todos os dias das 14h às 2h
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club