Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Schornstein Bock - Degustação nº 647


Nascida em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, a cervejaria Schornstein resgata o talento natural para fabricar cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. Em 2010 inaugurou a unidade de Holambra. Possui um bar associado a cervejaria que hoje é considerado um dos pontos turísticos da cidade.

Cervejaria: Schornstein
Origem: Holambra
ABV(%): 7
Estilo: Traditional Bock
Embalagem: 500 ml

É uma cerveja de coloração castanho avermelhado, corpo límpido. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação e média persistência, com uma justa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte a biscoito, caramelo e tostado. O lúpulo é praticamente imperceptível. Álcool bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com o sabor adocicado se sobressaindo ao leve amargor. 

O aftertaste é duradouro, indo do dulçor ao leve amargor. Com corpo médio-baixo e rescência ideal, apresenta médio drinkability. Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Morada Gasoline Soul - Degustação nº 646


O Brasil Motorcycle Show e a Morada Cia. Etílica brindam a paixão pelo motociclismo. Esta cerveja foi criada pelo cervejeiro André Junqueira com rótulo do designer Beto Janz para celebrar a paixão pelas duas rodas, a energia e a sensação de liberdade de quem é aficionado por motocicleta e cervejas artesanais. A Gasoline Soul vai aumentar sua octanage. Ganhadora da medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja 2015 (na categoria Scotch Ale) e ouro no ano de 2016.

Cervejaria: Morada Cia. Etílica
Origem: Curitiba-PR (Escócia)
ABV(%): 6,7
IBU: 30
Estilo: Scotch Ale / Wee Heavy
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi e corpo quase opaco. Sua espuma de cor caramelo apresentou boa formação, média retenção e excelente belgian lace no copo. 

No aroma intenso, o malte remete a caramelo, toffe, café e tostado. Percebe-se ainda notas de ameixa, uva passa, frutas secas, baunilha e madeira. Álcool bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e moderado amargor da tosta do malte.

O retrogosto é duradouro e amargo. Corpo médio e idem. Cerveja com médio drinkability. Muito boa!

Cheers!
Luiz Araújo 


Cinema Brewers 5 Dollar Shake - Degustação nº 645


Da união entre cervejeiros caseiros e cineastas surgiu a Cinema Brewers. Uma cervejaria Cigana, com todos os seus rótulos inspiradas em grandes sucessos e clássicos das telonas. Uma cervejaria que foca nas releituras e relevância dos filmes e aposta suas fichas em criações inusitadas que representam toda essa qualidade. A cervejaria que tem suas produções inspirada em clássicos do cinema não poderia deixar de fora mais este clássico baseada em uma passagem do filme Pulp Fiction onde a Umman Thurmamm pede um shake de baunilha que custa 5 dólares, na sequencia o personagem representado por John Travolta fica intrigado com o gosto do shake e daí se tem o nome 5 Dollar Shake. Mas a criação vai mais longe, com a adição de blueberries, baunilha, red apples, trigo e dry hop de amarillo.

Cervejaria: Cinema Brewers
Origem: Amsterdam (Holanda)
ABV(%): 5,5
Estilo: American Wheat
Embalagem: Garrafa de 300 ml

A cerveja apresentou coloração amarelo-palha, corpo turvo, com boa formação de espuma de cor branca e de média dissolução. Formou excelente belgian-lace no copo.

No nariz leve toque de cereais. Aromas cítricos mais intensos, dominado pela laranja e maracujá, provenientes do lúpulo. O sabor acompanha o aroma com amargor moderado e leve dulçor.

Corpo leve e média carbonatação. Cerveja com ótimo drinkability. O retrogosto é duradouro, levemente amargo e seco. Boa cerveja!

Cheers!
Luiz Araújo

Pauel Kwak - Degustação nº 644


Esta Cerveja é feita com três tipos de cevada e o uso de açúcar mascavo. Foi desenvolvida pelo cervejeiro Pauwel Kwak, ainda nos tempos de Napoleão. O desenvolvimento desta Cerveja foi acompanhado da criação de um copo diferenciado, especialmente desenhado para ser transportado em charretes, para servir cocheiros que não podiam deixá-las e assim, depositavam o copo em hastes nas carroças.

Cervejaria: Bosteels
Origem: Buggenhout (Bélgica)
ABV(%): 8,4
Estilo: Belgian Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar alaranjada, com corpo turvo. Sua espuma de cor de bege densa apresentou ótima formação, boa persistência, com boa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a biscoito e caramelo. Presença de ésteres frutados e notas de pera, abacaxi e doce de laranja. O álcool é bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado.

O aftertaste é duradouro e doce. O corpo é médio e carbonatação idem. Cerveja com baixo drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo

Chimay Blue Cap - Degustação nº 643


O nome Chimay provém de uma cidade localizada na Bélgica, onde monges trapistas de uma famosa abadia, a Notre Dame de Scourtmont, desenvolveram e comercializaram cervejas artesanais a fim de apoiar o emprego naquela região. A produção começou em 1852 pelos monges da cidade, fabricando a cerveja de acordo com as suas tradições locais.

Eles começaram produzindo a Chimay Première, sendo que em 1948 foi criada a Red Chimay, a partir das células da levedura que foram isoladas graças ao padre Theodore. Neste mesmo ano, foi criada a cerveja de Natal, que mais tarde tornou-se a Chimay Blue. Atualmente, são as cervejas trapistas mais vendidas e reconhecidas do mundo, presentes em mais de 50 países.

Além das cervejas a abadia produz 7 tipos de queijos, todos harmonizáveis com as bebidas ali produzidas. Os produtos trapistas seguem rígida norma de fabricação e venda, recebendo assim um selo de “origem”.

Cervejaria: Chimay
Origem: Baileux (Bélgica)
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação, baixa persistência, com uma justa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, toffe, chocolate e tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença de frutas escuras, ameixa e uva passa. Álcool bem inserido. O sabor é adocicado e com baixo amargor, com presença de caramelo, tostado, frutas secas e uva passa.

O aftertaste é duradouro e levemente adocicado. Cerveja com bom corpo, média carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability, mas ótima para degustar. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Ballast Point Wahoo White - Degustação nº 642


Uma Cerveja fresca, perfeita para dias quentes e preguiçosos de verão. A Wahoo White não é filtrada, trigo e aveia que lhe conferem uma complexidade, sendo fiel à tradição belga.

Cervejaria: Ballast Point
Origem: San Diego (EUA)
ABV(%): 4,5
IBU: 15
Estilo: Witbier
Embalagem: Garrafa de 355 ml

Cerveja de coloração amarelo-palha, corpo levemente turvo, com creme branco, raso e de curta duração, com justa transição de renda no copo.

No nariz aroma cítrico, casca de laranja, além da presença de semente de coentro. O sabor acompanha o aroma, com dulçor e amargor leves.

Corpo leve e média carbonatação. Cerveja com ótimo drinkability. Bem refrescante e fiel ao estilo. Boa cerveja!

Um brinde!
Luiz Araújo

Tupiniquim Saison de Caju - Degustação nº 641


Produzida em parceira com a cervejaria americana Stillwater, essa é uma saison com adição de polpa de caju e manga, combinada com a utilização de brettanomyces, uma espécie de levedura selvagem. Ouro na Copa Cervezas de América 2014, Ouro no Mondial de La Bière Rio 2014, bronze na South Beer Cup 2014. Ganhadora da medalha de bronze no Australian Beer Awards 2015 na categoria Speciality Beer e vencedora da medalha de bronze na categoria French Belgian Style Saison no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

Cervejaria: Tupiniquim e Stilwater
Origem: Porto Alegre
ABV(%): 6,8
Estilo: Saison
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração amarela e turva. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação e persistência, com uma excelente transição de renda no copo.

No aroma levemente maltado presença de mel e cereais. Lúpulo herbal, além de notas cítricas de laranja, e ainda frutas amarelas, frutas tropicais e especiarias. O sabor frutado apresenta dulçor e amargor leves e acidez em destaque.

O final é duradouro, ácido e seco. Corpo leve, carbonatação vívida e textura frisante. Boa cerveja, com ótimo drinkability e altamente refrescante!

Salute!
Luiz Araújo

"Ô Bar do Hostel" abre suas portas e aposta nas artesanais

"Ô Bar do Hostel"
O já famoso hostel "Ô de Casa" apresenta ao público o seu democrático "Ô bar do Hostel", com cardápio a preços amigos, chopes artesanais nacionais e projeções ao ar livre

Com nove anos de bagagem na área de hospedaria de mochileiros nacionais e internacionais, o hostel Ô de Casa extrapola sua hospitalidade e abre ao público o seu descolado Ô Bar do Hostel. Instalado no bairro da Vila Madalena, o bar dá as boas vindas aos viajantes e clientes logo na entrada do imóvel. De atmosfera praiana, com mesas de madeira rústica, chão de cimento queimado, terraço e plantas espalhadas pelo salão, o bar permeado por brasilidades que vão da trilha sonora ao cardápio enxuto e cuidadosamente criado pela equipe da casa, é democrático e aposta em preços amigos.

Entre os preparos que valorizam ingredientes tipicamente nacionais, o menu conta com petiscos como Empadas de Palmito, Camarão e Frango (R$5,50/ unidade), Tapioca em quatro versões: com manteiga, queijo, leite condensado com coco e leite condensado com banana (R$9,90/unidade). 


Brilha no cardápio o quinteto de sandubas caprichados montados em ciabattas, composto pelo Ô de Sampa (R$18,90) elaborado com mortadela, tapenade e mostarda Djon, Ô De Brie (R$22,90) feito na ciabatta torrada com queijo Brie, rúcula, molho da casa, geleia de jabuticaba ou molho picante, Rosbife (R$21) preparado com finas fatias do rosbife no estilo da casa, temperado com maionese de wasabi e rúcula, Caprese (R$19,90) que chega à mesa torradinho, com queijo Emmenthal, tomates cereja e castanha-do-pará e o Parma com Gorgonzola (R$24), servido com presunto de Parma, queijo Gorgonzola e rúcula.


Para acompanhar e regar boa conversa, o bar que proporciona troca cultural entre viajantes e clientes, tem duas torneiras com opções de chopes artesanais rotativos, o Chope da Vez, sempre uma sugestão leve e com bom drinkability e um Chope Convidado que traz receitas mais parrudas.

Caipirinhas de cachaça ou vodka

O capitulo etílico do cardápio traz algumas seções com um pouco dos fermentados e destilados que são símbolos nacionais e reúne Caipirinhas de cachaça ou vodka (R$13 e R$17), feitas limão ou maracujá, e as brasileiríssimas Catuaba, Jurupinga, Jurubeba, Acayú e Catuaba (R$8/dose), no menu agrupadas com o bem humorado sub-título de Chora Gringo. O Mata Gringo (R$25) serve shots destas cinco bebidas para degustação. A casa contempla também os fãs de vinhos e oferece três rótulos de uma das marcas mais tradicionais da serra gaúcha, Arbo Moscato, Arbo Cabernet Sauvignon e Arbo Tannat, todos em garrafas de 750 ml (R$34), além de trabalhar com taças de vinho branco (R$9) e tinto (R$9). Ô Bar do Hostel ainda conta com um terraço, onde promove, periodicamente, projeções ao ar livre.

Completam o serviço da casa caprichados cafés da manhã (de R$7 a R$20), Açaí com banana e granola (R$15/300ml) e durante o horário de almoço, combos com os sandubas para refeições rápidas, acompanhados por saladas e sucos (R$25).

Serviço:
Rua Inácio Pereira da Rocha, 385
Telefone: 3063-5216
Horário de funcionamento: De segunda a segunda, das 8h às 23h

Fonte: Birra Comunica

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia Mundial do Rock: Qual cerveja harmoniza com sua banda favorita?

Drink Beer

Drink Beer sugere rótulos de bandas para celebrar a data


Dia 13 de julho é Dia mundial do Rock e para unir duas paixões, o Drink Beer (www.drinkbeer.com.br) separou uma seleção de cervejas artesanais produzidas pela cervejaria Bamberg em homenagem a grandes nomes do rock nacional.

O Drink Beer é um reduto cervejeiro online que preza pelo contato próximo no atendimento ao cliente e pela seleção de rótulos de cerveja de qualidade.

Camila Camila

Bamberg Camila Camila

Cerveja do estilo Bohemian Pilsen, feita pra homenagear a música “Camila Camila” da banda Nenhum de Nós. Temperatura de serviço: de 4°C a 7°C.

Aroma: O lúpulo Saaz predomina com seu caráter floral e, em segundo plano, condimentado. Logo o malte surge com caramelo, cereal e pão.
Aparência: Cerveja cristalina, de coloração amarelo escuro, espuma com excelentes formação e persistência.
Sabor: O sabor vem primeiro com uma certa doçura e suavidade inicial do malte. Em seguida, o lúpulo já toma conta, não apenas com o amargo, mas também com o gosto floral, podendo-se notar um pouco de condimentado. No retrogosto, percebe-se um final seco.
Sensação na boca: Corpo médio-baixo, carbonatação média.

Raimundos

Raimundos Helles

Desde os anos 90, Raimundos faz a cabeça de muita gente e, em 2013, passou a fazer parte da carta de cervejas também. O estilo eleito pelos integrantes para representar a banda foi o Helles, tradicional da Baviera. É uma cerveja clara e leve, mas de grande personalidade, com uma lupulagem facilmente identificada, tanto no final seco, quanto no aroma floral que esta a confere. e, agora, de cerveja também. A Raimundos Helles é vendida em garrafas de 600 ml. Temperatura ideal de consumo entre 4ºC e 6ºC.

Aroma: Presença de malte, pão, caramelo e floral do lúpulo.
Aparência: Coloração amarela, com espuma persistente e cristalina.
Sabor: Nesta cerveja, podemos notar a presença marcante do malte, mas com o nítido amargor do lúpulo, conferindo equilíbrio.
Sensação na boca: Corpo médio, com média carbonatação.

Sepultura Weizen


Cerveja de trigo que homenageia a banda Sepultura, tradicional estilo da Bavária, na Alemanha, é uma cerveja de alta fermentação com 5,0% de teor alcoólico. Refrescante, é ideal para o verão brasileiro. Culturalmente, essa cerveja é consumida na Bavária com a salsicha branca (weisswurst) e Pretzel (Brezel). Harmoniza com pratos leves, saladas, peixes, frutos do mar, culinária japonesa e com um Metal bem alto. Temperatura ideal de consumo entre 4ºC e 6ºC.
Aroma: Presença marcante dos ésteres (aroma de banana) e fenóis (aroma de cravo).
Aparência: Coloração dourada, com espuma persistente e possui uma turbidez natural por não passar pelo processo de filtragem e com isto ainda conter fermento.
Sabor: Nota-se no paladar a banana e o cravo provenientes do processo de fermentação, além disso, tem-se um final cítrico que confere um equilíbrio aos sabores. Não é perceptível a presença de amargor proveniente do lúpulo.
Sensação na boca: Corpo médio, com alta carbonatação.

Sepultura Ale


Sepultura Ale é uma cerveja que não se enquadra em nenhum estilo pré-definido. Fabricada com matérias-primas de origem alemã - fermento da região de Colônia, lúpulos de Hallertau e maltes da Francônia -, o que faz dela um estilo único, feito para celebrar os 30 anos de uma das maiores bandas de Metal do mundo. Harmoniza com um som pesado e alto. Temperatura ideal de consumo entre 4ºC e 6ºC.

Aroma:leve biscoito, frutas vermelhas e cítrico.
Aparência: coloração vermelha, cristalina, com boa formação e persistência da espuma.
Sabor: de início, percebem-se os maltes na forma de biscoito, toffee e casca de pão; mas logo o refrescante lúpulo toma conta, com frutas cítricas.
Sensação na boca:cerveja leve, fácil de ser bebida, com final seco.

Fonte: ÔNIXPress

Cinema Brewers Rebel - Degustação nº 640


Da união entre cervejeiros caseiros e cineastas surgiu a Cinema Brewers. Uma cervejaria Cigana, com todos os seus rótulos inspiradas em grandes sucessos e clássicos das telonas. Uma cervejaria que foca nas releituras e relevância dos filmes e aposta suas fichas em criações inusitadas que representam toda essa qualidade. Inspirada pelo clássico Juventude Transviada, com James Dean, a cerveja Rebel é uma IPA em que o processo de criação das suas receitas está fortemente vinculado a escola americana, que apresentam cervejas mais lupuladas, amargas e muito aromáticas, quase sempre passando pelo processo de dry hop.

Cervejaria: Cinema Brewers
Origem: Amsterdam (Holanda)
ABV(%): 6,5
Estilo: West Coast IPA
Embalagem: Garrafa de 300 ml

É uma cerveja de coloração cobre, com corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e estabilidade, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a cereal, caramelo e leve tostado. O lúpulo está presente de forma intensa e é cítrico, com notas de pinho, laranja, grapefruit e maracujá. Álcool bem inserido. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e intenso amargor. 

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability. Boa IPA com amargor assertivo!

Saúde!
Luiz Araújo 

Cinema Brewers Paradiso - Degustação nº 639


Da união entre cervejeiros caseiros e cineastas surgiu a Cinema Brewers. Uma cervejaria Cigana, com todos os seus rótulos inspiradas em grandes sucessos e clássicos das telonas. Uma cervejaria que foca nas releituras e relevância dos filmes e aposta suas fichas em criações inusitadas que representam toda essa qualidade. A Paradiso é uma IPA inspirada no cult italiano, sua produção conta com uma pitada de manjericão, para representar esse clássico e a cultura italiana.

Cervejaria: Cinema Brewers
Origem: Amsterdam (Holanda)
ABV(%): 5,5
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 300 ml

É uma cerveja de coloração âmbar claro, com corpo límpido. Seu creme de cor marfim apresentou boa formação e persistência, com uma excelente transição de renda no copo. 

O aroma é intenso e o malte remete a biscoito, caramelo e leve tostado. Lúpulo levemente herbal e cítrico com notas de laranja, além de maracujá. No sabor, leve dulçor e amargor moderado.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability. Boa cerveja, leve e interessante!

Saúde!
Luiz Araújo

Bauru recebe loja da rede Mestre-Cervejeiro.com



Será a primeira unidade da rede de franquia especializada em cervejas artesanais na cidade 


Hoje, dia 29 de junho a rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com inaugurará sua primeira unidade em Bauru, cidade mais populosa do centro-oeste paulista. A novidade chega para reforçar a oferta de cervejas na região, trazendo os melhores rótulos artesanais do mundo para o município, que já oferece a seus moradores e turistas uma excelente infraestrutura com redes especializadas em gastronomia e hotelaria. O evento será aberto ao público e terá início às 18h.

Localizada na Avenida Getúlio Vargas, 6-25, na Vila Guedes de Azevedo, a charmosa loja de 60 m² inicialmente oferecerá uma variedades de 150 dentre os mais de 900 rótulos disponíveis no sistema da rede – com destaques para Mestre-Cervejeiro.com Double IPA (Porto Alegre, RS), Invicta (Ribeirão Preto, SP), Orval (Bélgica) –, além de um mix de produtos, como camisetas da marca, kits cervejeiros, taças, copos, e petiscos gourmet. 

A expectativa do franqueado Luiz Felipe Coube Salmen é que a loja se torne um ponto de encontro de amantes de cerveja de boa qualidade em Bauru e região. ”Escolhi o Mestre-Cervejeiro.com pela preocupação da rede em disseminar a cultura cervejeira e não apenas vender cerveja. Sou um apreciador de cerveja e encontrar um lugar onde se pode comprar rótulos de qualidade e ao mesmo tempo conhecer mais a história do universo cervejeiro é muito difícil. Quero aprender cada vez mais sobre cerveja e tenho certeza que essa loja agregará muito para Bauru.", afirma Luiz. 

O Mestre-Cervejeiro.com oferece dois modelos de franquia - os formatos de loja de rua e de quiosque. Além de fechar 2015 com 40 unidades em funcionamento, a rede espera chegar até dezembro deste ano com 70 lojas. Os interessados em abrir uma franquia do MestreCervejeiro.com deverão preencher um rápido cadastro no site www.mestrecervejeiro.com/franquias ou entrar em contato pelo email: contato@mestrecervejeiro.com

SERVIÇO 
Mestre-Cervejeiro.com Bauru 
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 6-25 - Vila Guedes de Azevedo - 17017-000 - Bauru, SP 
Fone: (14) 3010-2445

Fonte: ÔNIXPress

Maredsous Tripel - Degustação nº 638


Maredsous Tripel é também conhecida como Maredsous 10 pelo teor alcoólico. Uma autêntica cerveja belga de abadia do estilo Tripel, com aroma complexo e paladar rico.

Cervejaria: Brouwerij Duvel Moortgat
Origem: Breendonk-Puurs (Bélgica)
ABV(%): 10
Estilo: Belgian Tripel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio, com corpo turvo. Sua espuma de cor de bege apresentou média formação e persistência, com uma boa transição de renda no copo. 

No nariz malte remetendo a cereal e caramelo. Aroma frutado com notas de damasco, pêssego, frutas amarelas e especiarias. A percepção do álcool é evidente, mas não atrapalha o conjunto. No sabor frutado o dulçor é moderado seguido de levíssimo amargor.

O retrogosto é duradouro e levemente adocicado. Corpo médio e carbonatação mediana. A cerveja tem baixo drinkability. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Noi Schwarzbier - Degustação nº 637


“A premiada cerveja escura Noi Nera é uma deliciosa Lager feita com maltes torrados. Vai bem com carnes intensas e grelhadas ou com sobremesas que levam chocolate!”

Cervejaria: Noi
Origem: Niterói-RJ (Brasil)
ABV(%): 5,0
Estilo: Schwarzbier
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração negra e opaca. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação e persistência, com justa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a café, chocolate e tostado. O sabor segue o aroma, com leves dulçor e acidez, com amargor moderado.

O aftertaste é médio, com amargo da tosta e seco. Com corpo leve e rescência mediana. É uma cerveja com alto drinkability. Textura macia. Boa cerveja! 

Bebamos!
Luiz Araújo

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Stoneria: Lançando sua primeira cerveja


Uma banda que une Rock N’ Roll, reflexões e atitude não poderia deixar de ter sua própria cerveja! Eis então que os paulistas do STONERIA lançam a “Stoneria APA”, uma American Pale Ale que traz em seu sabor o poder do Rock nacional, aliado ao teor alcoólico de 5,5% em uma mistura explosiva e refinada, assim como sua sonoridade.

A “Stoneria APA” já está à venda e você pode adquiri-la no link a seguir.


Em breve o STONERIA estará fazendo uma grande festa de lançamento, então fiquem ligados!


Fonte: Whiplash

Novo rótulo da Dado Bier chega ao mercado em Long Neck


A cervejaria gaúcha Dado Bier apresentou ao mercado a sua nova cerveja, a Craft American Lager. É uma American Lager, com puro malte e fácil de beber.

A Dado apostou em uma bebida leve, para ser consumida naqueles momentos tão agradáveis como churrasco, happy hour, jantar com os amigos, luau, etc. Mas se preocupando com aquele consumidor que busca uma cerveja de qualidade, puro malte, sem aditivos químicos.

A embalagem Long Neck de 355ml foi escolhida por oferecer conveniência e complementar a experiência da degustação. O produto também será comercializado em latas 350ml.

Para apresentar ao público a novidade, a campanha desenvolvida pelo Studio Bah explora momentos que geralmente são acompanhados de bebidas mais leves, menos encorpadas e com preço acessível.

“A Craft para o seu momento Lager” reforça a ideia de uma cerveja artesanal de qualidade, mas com características de leveza. A chamada “uma artesanal fácil de beber, como o estilo deve ser” reforça a promessa.

No início deste mês, a cerveja foi oferecida com exclusividade nos Restaurantes e Pubs da marca em Porto Alegre/RS, chegando aos supermercados na faixa de preço de R$ 3,39 a R$ 3,99 até o final do mês de junho.

Ficha técnica:
Dado Bier Craft American Lager
Família: Lager
Estilo: American Lager
Graduação Alcoólica – 5%vol
Temperatura – 3°C
Amargor – 12 IBU
Disponível em Long Neck 355ml e Lata 350ml
Harmoniza com petiscos, peixes e carnes

Fonte: Revista da Cerveja

Londrina terá 1º concurso para harmonizar alta gastronomia com cerveja

Paulo Lussick, Ana Paula Lopes, Fernando von Borstel e Marcus von Borstel


Cervejaria Von Borstel e Menu Escola de Gastronomia lançam desafio para a preparação de receitas que levem a cerveja como ingrediente



Desde sexta-feira (24), estão abertas as inscrições para que os interessados na preparação da boa comida ponham em prática experiências culinárias que aliem gastronomia com cerveja. O concurso Menu von Borstel acontecerá em três etapas em que serão avaliadas as categorias entrada, prato principal e sobremesa com adição e harmonização de cerveja.

As inscrições e postagens das receitas serão realizadas no ambiente virtual pelo site www.menuvonborstel.com. A etapa das inscrições e postagens segue até o dia 7 de agosto quando 24 candidatos serão selecionados com base nas fichas técnicas das receitas cadastradas, sendo oito por categoria. Todos os selecionados serão convidados a executar a receita para degustação dos jurados, o que acontecerá entre 16 e 19 de agosto, na Menu Escola de Gastronomia. Os critérios serão subjetivos e avaliados com base no sabor e na apresentação dos pratos.

A grande final está agendada para o dia 27 de agosto com três finalistas por categoria. Todos receberão como premiação um curso temático de gastronomia e uma dolma personalizada do concurso. Os três vencedores recebem prêmio em dinheiro de R$ 500,00, o Troféu Menu von Borstel e a possibilidade de ter o prato preparado por um restaurante londrinense da alta gastronomia.


Organizado pela Cervejaria von Borstel e Menu Escola de Gastronomia, o concurso deverá entrar para calendário anual de eventos da área em Londrina. “Queremos dar a oportunidade às pessoas que gostam de gastronomia de desenvolver receitas criativas que, além de serem compartilhadas entre familiares e amigos, podem ser premiadas”, avaliam Paulo Lussick e Ana Paula Lopes, da Menu Escola de Gastronomia.

Marcus e Fernando von Borstel, diretores da Cervejaria von Borstel, vão além. “Criar harmonização entre gastronomia e cerveja faz parte de uma nova cultura que une duas paixões dos brasileiros: comer bem e degustar uma boa cerveja”, afirmam.

O regulamento completo e o passo a passo para as inscrições estão detalhados no site do concurso que é interativo para que o participante seja lembrado de todas etapas necessárias para a postagem da receita. A inscrição tem o valor de R$ 88,00 e dá direito a um kit com quatro cervejas von Borstel e um avental Menu von Borstel. Não poderão se inscrever candidatos menores de 18 anos e que estejam trabalhando atualmente como chef na área gastronômica.

Sobre a Menu Escola de Gastronomia
Fundada em 2016, a Menu Escola de Gastronomia foi idealizada pelos Chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, profissionais com atuação no mercado gastronômico nacional e internacional. A Menu traz a Londrina um novo conceito em gastronomia voltado a quem quer aprender a arte de cozinhar, ler um livro da área, conhecer um tempero diferente ou visitar um espaço atrativo. A Escola possui alto padrão na prestação de serviços, concentrando-se em três linhas principais: cursos livres de gastronomia, consultorias e eventos. A Menu une inovação pedagógica, infraestrutura planejada e moderna, alta qualificação técnica e profissional dos empreendedores, sinergia com a integração de diferentes operações na área gastronômica, sistema de gestão informatizado e localização diferenciada, à rua Raja Gabaglia, 910, Jardim Quebec.

Sobre a Cervejaria Von Borstel
Fundada em 2014 por Marcus von Borstel e Fernando von Borstel, a Cervejaria von Borstel está pautada na crença de que a arte de produzir cerveja harmoniza com a arte da gastronomia sobre a mesa. O empreendimento nasce de tradição familiar, brasileira, de origem alemã e focada na produção de cervejas especiais. A marca possui atualmente quatro rótulos: Little London fabricada com uso de maltes e lúpulos ingleses; St. Deutsch, uma cerveja típica alemã; Edwino à base de trigo e leva o nome do patriarca da família von Borstel; e Kaffee Bier com adição de café do norte pioneiro paranaense. A Cervejaria possui ainda outros produtos como uma linha de quadros sobre a cultura cervejeira e variedade de taças de cristal produzidas ao sopro e voltadas à degustação dos diferentes tipos de cerveja.

Fonte: Paraná Shop

Cervejas para inverno são atrações da 5ª edição do Gastro Beer Rio, nos dias 2 e 3 de julho, na Quinta da Boa Vista, RJ

Evento, dias 2 e 3 de julho, terá mais de 60 expositores, entre food trucks, oficinas e ocupações artísticas. Entrada é gratuita

Uma seleção de cervejas encorpadas, indicadas para serem consumidas no inverno, será um dos destaques da próxima edição do Gastro Beer Rio, no próximo fim de semana (2 e 3 de julho), na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Um dos maiores eventos de cervejas especiais e gastronomia do Rio, oferece uma média de 100 rótulos de cervejas especiais, entre nacionais e importadas, além de food trucks e bikes. Artistas de rua ocupam o parque, onde são realizadas ainda oficinas gastronômica para as crianças. Com entrada gratuita, o Gastro Beer Rio acontece das 11h às 20h e ocupará a Alameda das Sapucaias, na entrada principal do parque.

- O público aprovou a escolha da Quinta da Boa Vista. Por isso, vamos manter o formato, mas abrir o evento uma hora mais cedo para que todos possam curtir o dia. O foco é sempre oferecer as cervejas especiais mais pedidas e os melhores food trucks da cidade, além promover atrações culturais, contemplando um leque de atrações para toda a família - explicam Ana Paula Gomes e Adriana Jordan, diretoras da AAposta, empresa organizadora do evento.

ATRAÇÕES

Cervejas apropriadas para o inverno

Cervejas de estilos mais robustos e alcoólicos, indicadas para épocas mais frias do ano, como Bock, Stout e Tripel são as atrações desta edição do evento. É o caso da Cervejaria Noi com a sua Barley Wine, que tem 12,8% de teor alcoólico e é envelhecida em barris de carvalho usados com vinho do Porto. Outras apropriadas para o inverno são a Belgian Tripel Beatus e a Stout Panhead, ambas da Cervejaria Mistura Clássica. Já a Bodebrown terá a premiada Belgian Tripel Monfort e a Confraria Paulistânia suas versões Dunkel Lager e Strong Red Lager, além de quatro tipos de IPAs americanas com 7% de álcool. Marcas já conhecidas do público também voltarão ao evento, entre elas, a Cervejaria Therezópolis, Hocus Pocus; Noi; Mistura Clássica e Dead Dog; além dos os chopes HB e Erdinger. Mais uma vez o público poderá participar de Brassagens, uma das etapas da produção de cerveja, promovidas pela Cervejaria Donna.


E para acompanhar, diversas opções de comidas e sobremesas dos mais baladados trucks do Rio como o Calavera, de comida mexicana, e o Ribz Truck com pratos a base de costela bovina e suína. O Gastro Beer Rio reúne também restaurantes que montaram seus caminhões sobre rodas como Tibu Temakeria, Barraca da Chiquita, kabana do Alemão e Aconchego Carioca.


Ocupações artísticas

Músicos de rua, entre outros artistas que ser apresentam nas ruas do Rio, ocuparão diferentes horários e áreas do evento. Entre as atrações já confirmadas as bandas O VELHO SE FOI, Fuzzcas, Whisky Bar, Top Vox, Beach Combers e Mr Severin 

Oficina de Cupcakes e Biscoitinhos Decorados, maquiagem e bonecos

Promovido pela empresa Doce Amore, as oficinas cupcakes e biscoitinhos decorados serão realizadas durante todo o período do evento. As crianças poderão confeitar os cupcakes, decorar os biscoitos amanteigados e tirar fotos com os aventais e chapéu de confeiteiro. Ao final, elas receberão uma caixinha como lembrança para levar os Cupcakes feitos na oficina, um lacinho de fita e adesivo e um certificado "mestre cuca" personalizado. As oficinas de bonecos acontecerão no espaço infantil e serão ministradas pela professora de Educação Física Roberta Lima, empresária e diretora da Ludicidade, empresa especializada em educação Pedagógica através do resgate as brincadeiras antigas e lúdicas. As crianças poderão criar seus próprios bonecos customizados. Haverá ainda um salão de beleza para meninas e meninos coordenado pela empresa Beleza Kids. São oferecidos serviços como pintura de unhas, penteados, maquiagem, e cabelos com tintas de diversas cores.

O Gastro Beer Rio conta com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Subprefeitura do Centro, Supervia, Rádio Cidade, Câmara Comunitária e Região Administrativa de São Cristóvão.


Expositores:
Cervejarias
Hocus Pocus; Beertaste/Bodebrown; Cervejaria Noi; Mistura Clássica; Saidera Beer Truck - Therezópolis; Dead Dog; Bière Moulin; Besten; IRADA-Cerveja Artesanal Praiana; Cervejaria Fraga; Brassaria Ampolis; Brewsil Cervejaria; Bro's Beer; Cerva Madá; Cerveja Ravache; Cervejaria Búzios; Cervejaria Donna; Cervejaria Malte Carioca; Cervejaria Mohave; Cervejaria São Jose do Imbassaí; Cervejaria Valenciana; Confraria Paulistânia; Dos Hermanos Cervejaria Artesanal; Carangos Beer; W-kattz Cervejaria; Contrabando Beer Truck; Belgian Beer Brasil; 961 Beer;

Gastronomia - Food Trucks e Food Bikes
American Way; Barraca da Chiquita; BC Bistrô; Belga Food Truck; Big Daddy's; Big Head Food; Blend Gastronomia; Break Burguer; Brigadeiros da Pati; Brownie Bike; Brownie Bistrô; Café Bruno Couto; Doce Amore Cup Cake; Dogaria Food Truck; Ducas Homemade; Espírito de Porco Porchetteria; Foster Haus; JacquesBurguer; Calavera; Marias Fouet; Marley's Cusine; Mineiroca; Mundo Cheesecake; Palha da Tina; Loukas por Churros; Ribz; Roma In Rio; Sabores de Família; Tap&Oca; The Black Box; Tibu Temakeria; TRAP Food Truck; Aconchego Carioca; Patronum, Plezi Gourmet; Vivo Orgânico; Love Waffles; Dona Sebastiana; Chiquita Food Truck; Nopastel; Beans; Woncakes

Serviço:
5ª Edição do Gastro Beer Rio
Data: 2 e 3 de julho de 2016.
Horário: das 11h às 20h
Entrada franca
Local: Quinta da Boa Vista - Alameda das Sapucaias.
Transporte: O evento promove a campanha: "VÁ DE TÁXI". Há ainda estacionamento privado na Quinta da Boa Vista (com taxa).
Linhas de ônibus: 209, 277, 298, 310, 311, 312, 313, 371, 472, 473, 474, 476, 462, 460,461, 463, 600C, 610B, 665, 721D
Metrô e Trem: É preciso descer na estação de São Cristóvão.

Fonte: AAposta

Krombacher Weizen - Degustação nº 636


A Krombacher Weizen é feita com verdadeiro capricho dos mestres cervejeiros alemães, produzida com ingredientes da melhor qualidade, em especial a levedura de alta fermentação, uma cerveja de trigo bem equilibrada

Cervejaria: Krombacher
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,2
Estilo: German Weizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Trata-se de uma cerveja de coloração alaranjada e turva. Apresentou uma espuma de cor branca, cremosa, grande e persistente, com uma boa transição de renda no copo e presença partículas em suspensão e no fundo. 

No aroma médio e frutado percebe-se a presença de mel, banana, chiclete de tutti-fruti, além de cravo. A presença do lúpulo é quase imperceptível. Sabor frutado, acompanhando o aroma, com dulçor e acidez moderados e leve amargor.

O retrogosto é persistente e levemente doce, com leve acidez. Corpo médio-baixo e rescência média. A cerveja tem alto drinkability. A percepção alcoólica é oportuna. Refrescante e fácil de beber. Boa cerveja!

Ein prosit!
Luiz Araújo 

Eviltwin Big Bang Lager - Degustação nº 635


Segundo a teoria cosmológica do início do universo, o Big Bang levou à formação do universo. A Big Bang Lager não é só teoria, é um fato comprovado que esta cerveja vai explodir sua mente. Os lúpulo vão paralisar sua boca e te mostrar uma nova maneira de provar uma Lager. Cerveja colaborativa entre a dinamarquesa Evil Twin e a brasileira Tupiniquim.

Cervejaria: Eviltwin & Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 8
Estilo: Imperial India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo nublado. Sua espuma cremosa de cor branca apresentou ótima formação e estabilidade, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma intenso, o malte remete a cereal, pão e leve caramelo. O lúpulo é intenso, floral, cítrico, com notas de maracujá, tangerina e laranja. O sabor acompanha o aroma, com dulçor médio-baixo e intenso amargor. O álcool está muito bem inserido.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve e rescência mediana. Cerveja com alto drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo 

sábado, 25 de junho de 2016

A conta de um grupo de ingleses: mais de 2 mil euros em cerveja


É uma das imagens deste Euro'2016: a conta de um grupo de adeptos ingleses num bar em Lille. Não se sabe quantos eram, mas a verdade é que o recibo mostra um total de 2.297,70 euros, muito por culpa de... 351 cervejas!


Este Europeu tem batido todos os recordes de consumo de cerveja. Neste bar da La Grance Place de Lille, foram vendidos cerca de 2.000 litros de cerveja no dia do Inglaterra-País de Gales, que se disputou na cidade vizinha de Lens. Em apenas cinco horas, esgotou-se o stock da bebida.

E isto apesar da suposta proibição da venda de álcool na cidade...

Fonte: Record Portugal

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Siod: álbum de estreia terá edição limitada incluindo cerveja da banda


"Esse ódio que eu sinto... Da cultural nacional... O país só se mexe... Depois do fim do carnaval!"

Nesse momento de crise moral, política e econômica, essas estrofes iniciais da música "esSIODio", da banda paulista de metal Siod, poderiam ser entoados por multidões em qualquer manifestação pelas ruas do Brasil.

"esSIODio" também será o título do álbum de estreia que o Siod lança ainda no primeiro semestre de 2016. O disco foi gravado em Avaré/SP no estúdio Ódioground Produções (D.I.E., Devil's Punch, Ratazana) sob produção dos próprios integrantes da Siod, o vocalista e guitarrista Umberto Buldrini e o baixista Fabiano Gil.

Além da faixa-título, o álbum reunirá as faixas "Maldade", "Traumatismo Moral", "Paranóia", "Coragem Amigo", "Buraco da Fé", "Não tira Não!" e "Cercado de Vermes".

A primeira tiragem do álbum será limitada e acompanhará a cerveja da banda, uma "Specialty IPA – Brown Ale" com 6,66% de graduação alcoólica. A receita e produção, artesanal, é do próprio Umberto Buldrini que, além de músico, é mestre cervejeiro.

“Optei pela Brown IPA pois, primeiro, gosto muito de IPAs, e, segundo, quis dar um toque diferente de um outro estilo que também aprecio, as Brown Ales. Juntei o amargor e álcool das India Pale Ale com a cor e o final sutil de chocolate e caramelo das Brown. É uma cerveja classificada como “Specialty IPA – Brown Ale” , e ainda não vi nenhuma desse estilo aqui no Brasil! Creio que irão gostar”, comentou Buldrini.

Nessa edição limitada, a banda garante que o CD será vendido de acordo com o preço médio do mercado e que a cerveja será oferecida gratuitamente, como brinde.

"Nós compusemos as músicas, produzimos e gravamos o disco. E agora produzimos nossa própria cerveja artesanal. O Siod não é apenas uma banda, é uma extensão de quem somos e do que vivemos. Mesmo sendo uma edição limitada, queremos oferecer ao verdadeiro fã de música pesada e cerveja artesanal, uma experiência completa do que o Siod representa", acrescentou.

Tão amarga quanto a IPA é a já citada música "esSIODio". Um lyric video da faixa está disponível.

Fonte: Whiplash 


Urbana e Treze lançam colaborativa na Holanda


Joelma e Chimbinha são as novas criações das cervejarias paulistanas, que trabalharam em parceria com a Kaapse Brouwers, de Rotterdam.


A convite dos cervejeiros da Kaapse Brouwers, a Urbana e a Treze foram até Rotterdam, na Holanda, selar uma parceria de sucesso e produzir duas cervejas com personalidade.

O primeiro resultado desta união foi o nascimento de uma ‘Strong Caipirinha Farmhouse IPA’, criada por Bruno Couto e Eduardo Marques, da Treze, que se inspiraram em um dos drinks brasileiros mais famosos do mundo para dar origem a uma bebida forte, marcante e de alta qualidade. E, posteriormente, André Cancegliero, da Urbana, junto com os cervejeiros Tsjomme e Etienne, da Kaapse, trabalharam na criação de uma ‘Double Brown Ale’ com adição de tonka e catuaba. Na criação da Urbana, destaca-se a harmonia entre sabor e aroma. Como explica André, a ideia foi levar ingredientes brasileiros para a receita, e como a semente de tonka é bastante forte, optaram por uma cerveja que se completasse com ela.

Também valorizando os sabores brasileiros, a Treze fez uma cerveja com alto amargor e teor alcoólico, que passou por um filtro com pedaços de limão tahiti, para trazer um pouco dos aromas e sabores encontrados na caipirinha. Além disso, foi maturada em amburana, madeira clássica no envelhecimento de cachaça.

Para acompanhar o padrão da cervejaria Kaapse Brouwers, onde todas as cervejas levam nomes de pessoas, os cervejeiros batizaram suas criações de Joelma e Chimbinha, fazendo uma homenagem à cultura popular brasileira de forma criativa e bem humorada. Chimbinha, da Urbana, e Joelma, da Treze, serão lançadas entre junho e julho no bar da Kaapse, que fica dentro de um food park às margens do antigo porto de Maashaven, na Holanda, e farão parte da carta de cervejas da casa. Mais detalhes estão disponíveis no site da Kaapse Brouwers www.kaapsebrouwers.nl.

Fonte: Revista da Cerveja

Sagrav: Cerveja da banda já está pronta e disponível


Apreciadores de uma forte cerveja artesanal e de um bom e velho Heavy Metal já podem conferir a nova bebida da banda Sagrav lançada há poucos dias em comemoração ao lançamento do EP “The Lynching”.

A cerveja que tem como título “The Beer of Sagrav” e é do tipo “Double Ipa”, possui coloração acobreada, com aromas intensos de lúpulos americanos, que conferem caráter cítrico e resinoso. Com teor alcoólico de 7,5% e 600 ml a bebida pode ser adquirida diretamente com a banda pelos endereços a seguir:

E-mail: c.zauza@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/SagravMetal

Fonte: Whiplash.Net

Solon Fishbone assina nova edição da cerveja IPA Blues com a Maniba


Por Fernanda Pandolfi

Neste sábado (25/6), a partir das 20h, a cervejaria Maniba (Rua João Aloysio Algayer, 4853), de Novo Hamburgo, realiza o lançamento da nova edição da cerveja IPA Blues by Solon Fishbone, noPubis. A bebida é resultado da parceria do guitarrista e cervejeiro caseiro Solon Fishbone e Cristiano Winck, proprietário da Maniba.

No evento Maniba Tap Takeover, o músico gaúcho que é referência do blues nacional apresentará um show com setlist inédito, reunindo sucessos de seus cinco trabalhos. Fishbone divide o palco com Cristiano Bertolucci na bateria,Fernando Peters no baixo e Thiago Dandrea no teclado. 

Fonte: ZH Colunistas

Startup cria kit de 100 mil combinações para fazer cerveja em casa


A startup alemã Brewbarrel criou uma solução para quem adora cerveja, mas está em busca de sabores diferentes: um barril que permite que a bebida seja feita em casa. Dentre as várias opções de tipos de lúpulos, maltes e sabores, os clientes da Brewbarrel têm cerca de 100 mil combinações diferentes para fabricar sua cerveja.

Ao fazer a compra no site da startup, os clientes escolhem uma lata de líquido maltado do estilo de cerveja que desejam, entre pilsen (mais fraca, muito consumida no Brasil), lager (um pouco mais forte), de trigo ou escura e os tipos de lúpulo, do mais fraco ao mais forte.

Além disso, a Brewbarrel oferece uma série de sabores para a cerveja. Entre as opções mais vendidas destacam-se mel, pimenta, carvalho, catuaba, limão, maracujá e manga.

Após fazer a compra, o cliente recebe, em casa, um barril de cinco litros, que é o tanque de fermentação da cerveja, uma válvula de pressão, três porta-copos, a lata com malte, uma ampola de lúpulo e as essências que darão os aromas desejados à cerveja.

Basta adicionar os ingredientes ao barril. Sete dias depois, de acordo com a startup, a bebida está pronta.

Cada kit permite a fabricação de cinco litros de cerveja. Uma compra com uma lata de líquido maltado, uma ampola de lúpulo e dois sabores custa, em média, 40 euros (R$ 160).

Por enquanto, a Brewbarrel aceita pedidos de clientes da Europa. Não há previsão da chegada da empresa ao Brasil.

Fonte: Pequenas Empresa & Grandes Negócios

Cerveja e música esquentam o inverno de Penedo em festival

(Foto: Divulgação)

O inverno começou oficialmente na última segunda-feira, dia 20. Que tal comemorar a chegada da estação com cerveja e muito rock? Esta é a atração do Penedo Beer Weekend que começa hoje e vai até domingo, 26, no Penedo Dance House. A abertura dos portões será a partir das 15 horas. A entrada é franca. Classificação etária: 18 anos (menores devem estar acompanhados dos pais).

O Distrito de Penedo, que promete registrar algumas das temperaturas mais baixas do estado do Rio, sedia o festival que terá a participação de 12 cervejarias. Entre elas, as locais Penedon e Casa do Fritz. Também marcarão presença no evento as cervejarias Mistura Clássica, Donna, W. Kattz, Trópica, Lhama Loca, Antuérpia, Besten, Dead Dog, Tatu Beer e Ampolis.

O Penedo Beer Weekend foi criado para promover a cultura das cervejas artesanais, assim como para proporcionar uma experiência gastronômica em Penedo. Além das cervejas, haverá também a presença de foodtrucks, com comida alemã, comida de boteco e hambúrgueres.

O evento terá também muita música com seis bandas da região tocando o melhor do rock e blues para embalar a degustação dos apreciadores da bebida. Hoje, abrindo o festival, sobem ao palco as bandas PH Trio e Figurótico trazendo boa música e versões de clássicos nacionais e internacionais. Amanhã, será a vez da Black Barril e Road 145 Blues Band agitarem o público. Encerrando o festival, se apresentam as bandas The Black Bullets e IzzyRiders.

O Penedo Dance House fica na Rodovia Coronel Rubens Tramujas Mader.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24

16h30min - PH Trio 
19 horas - Figurótico

Dia 25

15 horas - Black Barril
19 horas - Road 145 Blues Band

Dia 26

15 horas - The Black Bullets 
19h - Izzy Riders 

Fonte: A Voz da Cidade

Cerveja no Centro acontece neste sábado em Porto Alegre/RS



Segunda edição do evento conta com atividades gratuitas e será realizada no Solar Coruja, no Centro Histórico da capital gaúcha.


Depois de sua estreia, no mês passado, o Cerveja no Centro volta ao centro cultural da Cerveja Coruja (RS), desta vez, com a temática de festa junina, para esquentar os convidados. A programação começa cedo, a partir das 11h, e segue até às 18h, com a brassagem de uma cerveja, harmonizações e bate-papo com convidados.

Organizado pela cervejaria Coruja e com a curadoria do beer sommelier Edu Pelizzon, o evento tem como proposta levar a cultura cervejeira para as ruas, oferecendo, além da bebida, atividades culturais gratuitas. Para esta edição, que tem como temática uma das festas mais populares do Brasil, serão vendidos pratos, petiscos e doces inspirados na data– além de cervejas Coruja e Irmãos Ferraro (RS). A novidade fica por conta de uma cerveja quente – isso mesmo, quente –, que será degustada na ocasião.

As inscrições para as atividades serão feitas na ocasião do evento, por ordem de chegada. Confira a programação:

11h – Abertura das portas
11h – Produção de cerveja: atividade com duração de 6 horas, onde os participantes irão produzir a receita de uma cerveja elaborada pelo time da Coruja e pelo sommelier Edu Pelizzon. Atividade limitada a 15 participantes.
14h – Harmonização de cervejas com queijos: os participantes serão orientados na degustação de rótulos de cervejas especiais harmonizadas com queijos diversos. Atividade limitada a 30 participantes. Duração: 1 hora
15h – Bate-papo cervejeiro com Rodrigo Ferraro (Irmãos Ferraro), Micael Eckert (Coruja), e Edu Pelizzon.
16h – Harmonização de cervejas com doces: Os participantes serão orientados na degustação de rótulos de cervejas especiais harmonizadas com doces diversos. Atividade limitada a 30 participantes. Duração: 1 hora
18h – Fim da brassagem

Fonte: Revista da Cerveja