Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Leffe Radieuse - Degustação nº 225

 

Um emblema de antiga tradição, Leffe Radieuse reflete a sua magnificência. Seu caráter é elegantemente equilibrado. Mesmo pertencente a gigante Inbev, se diferencia das "cervejas de massa". Leffe Radieuse se casa perfeitamente com pratos refinados, como filé grelhado cordeiro ou queijos como Brie ou Bleu de Moines. 

Cervejaria: Abbaye de Leffe
Origem: Bélgica
ABV(%): 8,2
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração cobre avermelhada, com corpo claro. Sua espuma de cor bege apresentou média formação, e de rápida dissolução, formando um excelente bom lace.

No nariz malte intenso remetendo a caramelo e tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença de banana, frutas vermelhas, uva, cravo, coentro e especiarias. O lúpulo surge leve remetendo a uva e laranja. Mesmo com os 8,2 % ABV, a percepção do álcool não agride ao aproximar o copo do nariz.  No entanto confere um aquecimento na garganta. O sabor é adocicado e o malte remete caramelo. O lúpulo continua leve, cítrico e picante. Presença de ésteres frutados e cítrico.

O aftertaste é duradouro e adocicado. Cerveja com bom corpo, licorosa e carbonatação ideal. Cerveja com médio drinkability. Além disso, a percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Aliás, muito bem inserido. Quem foi que disse que uma cervejaria de grande porte, que produz em escala industrial não pode fazer uma ótima cerveja? Basta querer. Taí o exemplo. 

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club