Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 3 de março de 2015

Gulden Draak 9000 Quadrupel - Degustação nº 161

Cerveja Gulden Draak 9000 Quadrupel

Assim como outras cervejas especiais da cervejaria belga Van Steenberge, a Gulden Draak 9000 tem uma segunda fermentação na garrafa: uma levedura especial de vinhos é usada para proporcionar um sabor grandioso e complexo.

Cervejaria: Brouwerij Van Steenberge
Origem: Bélgica
ABV(%): 10,7
Estilo: Belgian Quadrupel 
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação, cremosa e longa duração, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo e tostado de forma intensa. Aroma frutado, sendo percebida a presença frutas amarelas e especiarias. O lúpulo surge leve, floral e picante. Mesmo com os 10,7 % ABV, a percepção do álcool não fica evidente ao aproximar o copo do nariz e sim equilibrada. O sabor é adocicado e o malte remete caramelo e tostado. O lúpulo picante e cítrico contribui para equilibrar com o leve dulçor apresentado. Presença de ésteres frutados, cítricos e picante.

O aftertaste é duradouro, iniciando do doce com toque nem amargo no fim. Cerveja bem encorpada, cemosa, com média carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability, mas ótima para degustar. Além disso, a percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Aliás, o álcool est´muito bem inserido. Deliciosa e para ser degustada e apreciada aos poucos. Certamente vale a pena degustá-la tantas outras vezes!

Santeie peye!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club