Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Eisenbahn Weizenbock - Degustação nº 168


A história diz que trata-se da mais velha Doppelbock de alta fermentação e, assim como a Weizenbier, é uma cerveja com pelo menos 50% de trigo em sua composição. Foi criada em 1907, em Munique, usando sedimentos de levedura ainda ativos. Em algumas cervejas, ocorre uma segunda fermentação na garrafa.

Harmoniza com pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash e comida chinesa. Entre os queijos, combina com os azuis, como roquefort, stilton, gorgonzola e reblochon.

Cervejaria: Eisenbahn (Sudbrack - Grupo Brasil Kirin)
Origem: Blumenau-SC (Brasil)
ABV(%): 8
Estilo: German Weizenbock
Embalagem: Garrafa de 355 ml

Cerveja de coloração marrom escuro, turva, com espuma bege de enorme formação, cremosa, com rápida dissolução e boa transição de renda no copo.

No nariz, intenso aroma de caramelo, tostado, além do característico frutado (banana, frutas brancas), e de especiarias (cravo) e malte tostado. Presença leve de lúpulo. No sabor bastante frutado, notas de banana, caramelo, café e tostdo. A cerveja tem sabor adocicado sem ser enjoativo. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz.

Cerveja bem encorpada, textura quase cremosa, carbonatação média, sensação de adstringência tenra e pouco amargor. Aftertaste duradouro indo do adocicado ao levemente amargo. Cerveja com média drinkabilidade. Álcool muito bem inserido. Uma das melhores da Eisenbahn que degustei até o momento. Muito boa mesmo!

Saúde!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club