Gil Lebre Abbade concorreu ao título com outros 150 candidatos.
Ele vai participar do mundial que será disputado no país, em julho.
Gil Lebre Abbade é eleito o melhor sommelier de cerveja do Brasil (Foto: Glauco Araújo/G1)
Botafoguense e confiante, Abbade logo se apresentou apenas com o primeiro nome, forma diferente dos outros quatro candidatos da finalíssima do campeonato, que reuniu 150 inscritos.
Eles participaram de três etapas. A primeira foi teórica, a segunda foi um teste de degustação de oito cervejas às cegas. A etapa final incluiu um outro teste às cegas, uma entrevista com três perguntas técnicas e a simulação de um serviço de sommelier a quatro clientes em uma mesa de bar montada no local da prova.
"Estou um pouco incrédulo ainda, pois a pretensão não era tão alta. Só de estar participando desse campeonato é fora de série. Foi uma coisa que nem nos meus sonhos mais frutíferos eu sonhei. Tenho certeza que quero trabalhar com isso na minha vida. Estou extremamente feliz", disse ele.
Irreverência
Pseudo-marrento, ele logo se apresentou aos jurados apenas com o primeiro nome, Gil, o que foi diferente dos demais candidatos. E ele ainda mostrou mais "marra" quando foi perguntado por Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, se estava pronto para começar a avaliação final. Ele respondeu rapidamente: "nasci pronto", para riso geral do público e jurados.
"Eu comecei desse jeito e, depois que falei isso, fiquei pensando o que eu tinha dito. Mas serviu para relaxar todo mundo que estava no local. E isso foi bom. Não me vejo como o melhor sommelier do Brasil. É muita dedicação, muito estudo, muita hora/copo, bebi muito para estar aqui. Hoje consegui me destacar", explicou Abbade.
Kathia Zanatta, diretora do Instituto de Cerveja do Brasil, a disputa revelou uma evolução na formação dos candidatos. Segundo ela, o concurso deste ano estava mais difícil do que a edição do ano passado, opinião atestada por quem participou das duas edições. "A diferença entre um candidato e outro foi muito pequena. Além disso, neste ano os candidatos tiveram de identificar, às cegas, oito estilos de cerveja. No ano anterior eram seis", disse ela.
Nesta etapa de degustação às cegas, apenas um candidato acertou cinco estilos de cerveja. Outros três concorrentes não acertaram amostra alguma de cerveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club