Vestido de cerveja criado pelo cientista Gary Cass e pela designer Donna Franklin
Um vestido feito de nada além de cerveja fermentada e bactérias deve estrear na World Expo 2015, em Milão (Itália), no final deste ano.
O cientista australiano Gary Cass e a designer de moda Donna Franklin adicionaram uma bactéria chamada Acetobacter a cerveja fermentada, que criaram as fibras de algodão artificiais.
Cass disse ao canal de TV Science Network: "Você adiciona uma bactéria chamada Acetobacter, que é encontrada na natureza, é amigável, não infecciosa, na cerveja. As bactérias 'bebem' o líquido e, em seguida, o convertem em uma fibra sólida".
Cass apelidou a nova fibra sólida de 'Nanollose celulose microbiana' e afirma que é quimicamente similar ao algodão.
O vestido de cerveja não é a primeira experiência do cientista com o uso de líquidos na moda. Em 2012, a equipe criou um vestido feito de vinho fermentado.
A criação da peça aconteceu por acidente, quando Cass erroneamente deixou um tonel de vinho aberto por uma semana. Quando viu, 10 mil litros de vinho haviam se solidificado e foram usados para fazer vestidos, ele disse na época
Diferentemente do vestido de cerveja, o de vinho tinha uma textura estranha que se agarrou à pele, tinha de ser mantido úmido em todos os momentos e também mantinha cheiro forte da bebida.
De acordo com ele, o novo vestido de cerveja não tem cheiro e pode ser usado com mais facilidade: "O que temos feito com a tecnologia avançada que fomos capazes de alcançar ao longo do último ano é tornar esse material flexível agora, enquanto ele está seco".
Ele espera que a produção de seus vestidos possa "potencialmente mudar a nossa forma de produzir e usar têxteis", uma vez que proporcionam uma alternativa ecológica para outros tecidos.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club