Publicado por: Gisele Russano
Eu diria que, no meio cervejeiro, Garrett Oliver dispensa apresentações. Mas caso você ainda não o conheça, saiba que ele é uma das principais referências quando se fala em craft beer atualmente. Além de mestre-cervejeiro da respeitada cervejaria americana Brooklyn Brewery, ele é também autor do livro Brewmaster’s Table: Discovering the Pleasure of Real Beer with Real Food e do The Oxford Companion to Beer. Ou seja: o cara é f…antástico!
É de se esperar que qualquer amante da cerveja respeite qualquer opinião vinda dele. Por isso o artigo de hoje é para falar de serviço, sob o ponto de vista de Garrett, através conteúdo da revista Food & Wine. Nele, ele conta os 5 principais erros referentes à serviço, que acabam prejudicando a qualidade e a reputação da cerveja. O artigo está interpretado por mim, e não traduzido ao pé da letra.
5 CRIMES CONTRA A CERVEJA
FALTA DE CONHECIMENTO
Segundo Garrett, a cerveja é a única bebida em que, em um restaurante, geralmente o cliente sabe mais do que a brigada, mesmo quando a carta de cervejas é pequena. O exemplo é bem interessante: imagine ir a uma churrascaria onde a maioria dos clientes saibam mais sobre o corte da carne do que qualquer um que trabalhe lá? Um completo desastre! Infelizmente, grande parte dos empresários do ramo de restaurantes não está preparado para o cenário atual do consumidor de cervejas especiais.
FALTA DE COPOS ADEQUADOS
Geralmente os restaurantes tem uma variedade de copos ideais para a degustação de vinhos. Para cervejas, normalmente um copo de pint ou um copo comum que pode ser o mesmo em que eles servem um suco de laranja.
COPOS SUJOS
A maioria das lava-louças de restaurantes não é suficiente para deixar um copo adequadamente limpo para se degustar uma cerveja. É importante que os copos de cerveja estejam absolutamente limpos, porque qualquer resquício de detergente vai prejudicar a persistência da espuma – e espuma não é apenas importante para o visual da cerveja, mas também para seu corpo, aroma e sabor.
TEMPERATURAS MUITO BAIXAS
Já estamos cansados de saber que a cerveja nunca deve ser servida estupidamente gelada, e cada estilo de cerveja tem a sua temperatura ideal de serviço. Porém, a maioria dos bares e restaurantes tem uma única geladeira com temperatura fixa, fazendo com que o consumidor perca muito da análise sensorial tomando uma cerveja muito gelada.
FALTA DE DIVULGAÇÃO
Garrett diz que a imprensa escreve pouco sobre cerveja. O público está ansioso por informações e conhecimento cervejeiro. Os grandes jornais e revistas geralmente tem uma coluna sobre vinhos, mas não uma sobre cervejas.
O depoimento é de 2013, e felizmente o cenário de lá pra cá vem mudando, nos EUA e no Brasil. Principalmente no que se refere ao conhecimento de brigada – com bares e restaurantes especializados em cervejas começando a investir em treinamento, e divulgação da imprensa - que está entendendo que as cervejas especiais são a bola da vez e publicando cada vez mais sobre o assunto. Mas é importante que os empresários deste ramo estejam sempre atentos a estes tais crimes, para que entendam como possam melhorar em serviço. Nós, consumidores, agradeceremos.
Você pode conferir o artigo na íntegra aqui: http://www.foodandwine.com/articles/garrett-oliver-crimes-against-beer
E, caso você ainda tenha alguma dúvida do conhecimento e importância de Garrett Oliver no universo das cervejas especiais, dá uma olhadinha neste vídeo dele, gravado recentemente para a revista Edible Brooklyn: https://www.youtube.com/watch?v=IqEXEoa0rkQ
Fonte: CluBeer
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