Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 27 de março de 2015

O gosto da fruta nas cervejas especiais


Misturar frutas e cervejas não é algo novo. Isso acontece desde antes da Lei de Pureza e, naquela época, os cervejeiros podiam utilizar o que viesse à mente e estivesse disponível, desde que fosse passível de fermentação. 

No país inventor de Reiheitsgebot existiam as spiced beer, também conhecidas por cherry beer. Porém, com a aprovação da Lei de Pureza durante a reunificação alemã, as mesmas deixaram de ser produzidas.

Em todo o resto do mundo ainda era possível fabricar cerveja junto com frutas à gosto. Porém, ficamos restritos a duas maneiras de fazer cerveja com frutas em sua receita: as Fruit Beers e as Fruit Lambics. 

As Fruit Beers normalmente são cervejas Ale e Lager que tem a adição de frutas no processo de fermentação. Mas podem ter por base qualquer estilo conhecido de cerveja. Já as Lambics são fermentadas de maneira natural, com a utilização de leveduras presentes em frutas e em um processo que perdura por alguns meses.

Atenção nos detalhes da mistura

Usar frutas na receita de uma cerveja não é assunto fácil, pois toda fruta tem característica própria, que podem arruinar uma cerveja caso seja utilizada de maneira incorreta. Por exemplo: framboesas ou cerejas, que tem aromas bem marcantes, tem de ser utilizadas com cautela. 

Podemos dizer que quase todas as frutas são passíveis de utilização quando do processo de produção de uma cerveja artesanal. No entanto, pode-se dizer que certos tipos de frutas se adequam melhor, enquanto outras são mais bem encaixadas para fazer um suco ou algum tipo de vitamina. 

Por regra, a preferência deve ser dada para frutas que são azedas e ácidas, deixando de lado frutas com gosto mais adocicado. Não que as frutas doces devam ser abandonadas, mas elas não tendem a fazer um par perfeito com cerveja.

Gosto brasileiro

As cervejas que levam frutas em sua composição estão em alta pelo gosto e experiência inovadores que proporcionam. Sem falar da aproximação ao gosto característico do Brasil que o uso de frutas típicas brasileiras trazem, caso da Amazon Açaí, que fez parte da seleção de cervejas especiais do mês de outubro.

Fonte: Beer & Bier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club