Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Lançamento do Chopp de Outono da Cervejaria Sankt Gallen

Chopp de outono Harlekin J. Brown leva cacau e canela

Por Luiz Araújo


O Ninkasi Beer Club foi gentilmente convidado a participar do lançamento da nova cerveja sazonal da cervejaria. Para cada estação do ano a St. Gallen elabora um chopp especial para sua inovadora linha de cervejas especiais, a Harlekin. 

Aqui é o "laboratório" onde o mestre cervejeiro e "alquimista" Gabriel Di Martino faz seus experimentos e produz as cervejas sazonais (Foto: Luiz Araújo)

Com a chegada do outono a boa pedida é o chopp Harlekin J. Brown, criação do muito jovem e igualmente talentoso mestre cervejeiro Gabriel Di Martino. De acordo com o ousado e inovador Di Martino, o novo chopp mistura canela na fervura e cacau na maturação e chega para carimbar o outono, com cor, aroma e sabor da nova estação. O Harlekin J. Brown tem 5,7% de teor alcoólico.

Para harmonizar, a cervejaria convidou o renomado chef francês Frédéric Monnier, proprietário e chef do restaurante Brasserie Rosário, que preparou um prato especial. 

O cheff Fréderic Monnier e Gabriel Di Martino na didática e divertida palestra sobre o chopp de outono e o prato a ser harmonizado (Foto: Luiz Araújo)

Lucas Mendes (cheff da St. Gallen), Gabriel e Frédéric (Foto: Luiz Araújo)

O Evento

Na chegada fomos recepcionados calorosamente pelo staff da cervejaria. Para "aquecer as turbinas" degustamos de início uma caneca de Therezópolis Gold e petiscos deliciosos. Para minha sorte e felicidade, visto que eu não tinha experimentado, havia ainda no barril uma leva do chopp Harlekin Ananás, produzido para o verão. Um chopp extremamente leve, saboroso e refrescante que tem como ingrediente abacaxi, malte de trigo e cevada. 

Chopp Harlekin Ananás (Foto: Luiz Araújo)

Harlekin J. Brown


De acordo com o cervejeiro foram utilizados quatro tipos de malte, sendo um deles torrado, além de um do tipo pilsen. O lúpulo escolhido foi o Columbus, com o intuito de deixar a cerveja mais seca. Perguntado se o nome era inspirado em James Brown, lendário cantor Norte Americano, Gabriel confirmou que sim. Disse inclusive que no dia da escolha do nome, a famosa música Sex Machine estava tocando.

J. Brown (Foto: Luiz Araújo)

A degustação e harmonização

É uma cerveja de coloração marrom. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e duração persistente, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a tostado e leve presença de cacau e canela, muito bem harmonizados e equilibrados. Percebi pouca presença de lúpulo. O sabor acompanha o aroma. A cerveja apresenta um leve dulçor no início e amargo no fim, que entendo que deva ser proveniente da tosta do malte. Ao degustá-la junto com o prato harmonizado, o cacau se sobressai. O leve dulçor do prato devido a presença de açúcar, mascavo, melaço de romã e especiarias casou perfeitamente com a cerveja.

O retrogosto é amargo e seco. Apresentou corpo leve e carbonatação suave. Uma leve adstringência no fim. Cerveja com ótimo drinkability. Achei bastante refrescante apesar do estilo, com percepção alcoólica oportuna. Ótima pedida para o outono! Vale a pena conferir!

Chopp de Outono (Foto: Luiz Araújo)

O prato


O chef Frédéric preparou um carpaccio de filé mignon selado e marinado no curry, cominho, louro, tomilho e açúcar mascavo. Fatiado e servido com lascas de macadâmia, pinólis, melaço de romã e mix de brotos. 

O prato estava realmente incrível e harmonizou perfeitamente com a receita. Estou longe de ser especialista ou ter grandes conhecimentos em harmonização, mas posso dizer gostei muito do que vi e comi, naturalmente. 

Prato principal  (Foto: Luiz Araújo)

Foi servido ainda uma carne seca desfiada com molho, canela, queijo parmesão derretido e ervas. Uma boa pedida também para harmonizar com a J. Brown. Uma delícia!

 Foto: Luiz Araújo

Para fechar com chave de ouro foi servido uma torta alemã, finalizada com um toque da fruta fisális no topo.

Sobremesa (Foto: Luiz Araújo)

No fim a cervejaria St. Gallen através do seu cervejeiro Gabriel Di Martino confirmou a colaborativa que será feita entre a Therezópolis e a Bohemia. A idéia surgiu durante o lançamento da Saison D'Alliance na fábrica da Bohemia. Prevista para meados deste ano será uma Belgian Tripel. 

A cerveja terá como ingrediente a Ponkan, uma vez que a cidade de Teresópolis é a maior produtora do Estado. Além disso, a cidade conta com o famoso Festival da Tangerina Ponkan. A cerveja será produzida com trigo cru e aveia, sendo defumada na folha seca da Ponkan, que substituirá as especiarias como o coentro, por exemplo, geralmente utilizadas no estilo. 

De acordo com Gabriel, utilizar a folha da Ponkan conferirá amargor e picância desejadas para a cerveja. Gabriel aliás não está nem um pouco preocupado com as críticas que possam vir a surgir devido ao fato de fazer uma colaborativa com uma cervejaria pertencente a uma gigante do setor. Para ele o mais importante é fazer cerveja boa. 

Esta será a primeira de outras que estão por vir. Já existe um projeto de colaborativa com uma microcervejaria em andamento. Mas por enquanto ainda é segredo. Aguardem os próximos capítulos!

Enfim, a tarde foi extremamente agradável e o Ninkasi Beer Club agradece a todos da cervejaria St. Gallen e da RPM Comunicação pelo convite.

Chopp de Outono - Harlekin J. Brown
Estilo: Brow Ale
Álcool: 5,7%
Amargor: 28 IBU

Villa St. Gallen
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto - Teresópolis
(21) 2462-1575
Quintas de 19h à meia-noite
Sexta de 12h à 00:30 h
Sábados e feriados de 12h à 00:30h
Domingos de 12h às 19h

Visite www.vilastgallen.com.br

Saúde!

2 comentários:

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club