Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Cervejaria Insana lança sua sazonal de Pinhão!


A cervejaria Insana, de Palmas (PR), prepara o lançamento do seu rótulo sazonal mais desejado do ano, a Insana Pinhão, que recebeu medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas 2016, em Blumenau (SC) Uma Barley Wine, com 8,5% de teor alcoólico e que utiliza pinhão orgânico da Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), de SC.

O lançamento oficial acontece no dia 30 de junho (quinta-feira), as 19 horas, no São Paulo Tap House. Três chopes da Insana estarão engatados para o evento, a Insana Pinhão, Insana Coffee IPA e a Insana American Pale Ale.

Para safra 2016, forão envasadas 45 mil garrafas, que têm como destino principalmente os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 800 kg de pinhão provenientes do planalto serrano de Santa Catarina forão utilizados na cerveja.


INSANA PINHÃO Criada em homenagem ao estado do Paraná, a Insana Pinhão tem aromas doces, alcoólicos e amadeirados, com uma leve lembrança de pinhão cozido. No sabor, apresenta traços de caramelo, ameixas, amadeirado nobre e aquecimento alcoólico aveludado, mantendo no retrogosto o sabor do pinhão.

Estilo: Barley Wine
ABV: 8,5%
IBU: --
Formato: Garrafa (300ml)
Copo Ideal: Goblet
Harmonização: Carnes vermelhas, ensopados e pratos a base de pinhão. 


“No ano passado, quando aderimos ao Araucária+, tivemos um aumento de 120% nas vendas da cerveja comparando com 2014. Esse grande aumento nas vendas confirma que o consumidor valoriza a redução do impacto no meio ambiente por isso esse ano continuaremos com a parceria.” Comenta Pedro Reis, proprietário da cervejaria Insana.

O objetivo dessa parceria é conservar a floresta agregando valor aos produtos extraídos dela, como é o caso do pinhão, que é a semente da araucaria. A iniciativa beneficia os produtores que seguem o padrão sustentável indicado, que inclui orientações de coleta das pinhas, entre outras ações.

Guilherme Karam, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário, explica que a iniciativa atua na cadeia produtiva do pinhão. “Os produtores que se comprometem a seguir os padrões sustentáveis, como não realizar queimadas nem extrair as pinhas verdes, recebem cerca de 30% a mais pelo quilo do pinhão, além de contribuir para a redução do impacto gerado nas florestas nativas. É uma lógica em que todos saem ganhando” completa Karam.

Outra medida importante citada por Karam é que os produtores devem deixar 20% das pinhas nos pinheiros para não prejudicar a disponibilidade de pinhão para aves e roedores. Essa atitude também permite a regeneração natural da floresta.

SERVIÇO 
Lançamento da Insana Pinhão
Local: São Paulo Tap House
Endereço: Rua Girassol, 340 - São Paulo, SP Data: 30 de junho (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada Franca 

SOBRE A INSANA
A Cervejaria Insana nasceu da amizade de três cervejeiros caseiros, que começaram a produzir cervejas para o consumo próprio e dos familiares. Com o passar do tempo, surgiu a ideia de transformar o hobby em negócio.

Nascida na cidade de Palmas (PR), região de clima frio, altitude elevada e água cristalina, estão localizados em uma área rural a 4km do centro da cidade. As receitas da Insana foram criadas pelos sócios e cervejeiros caseiros Evandro Marini, Francelo Carraro e o sommelier cervejeiro Pedro Reis e revisadas pelo mestre-cervejeiro Evandro Zanini com mais de 23 anos de experiência no ramo.

Considerados por muitos como insanos, continuam sua missão de produzir cervejas diferenciadas e de alta qualidade no interior do Paraná.

RÓTULOS LANÇADOS PELA INSANA
Insana Lager: 4,7% ABV
nsana Gold: 5,5% ABV
Insana Weizen: 4,7% ABV
Insana Witbier: 5% ABV
Insana Chocolate Porter: 4,9% ABV 
Insana American Pale Ale: 5,5% ABV 
Insana Pinhão Barley Wine: 8,5% ABV 
Insana Coffee IPA: 6,8% ABV 

Fonte: Beer Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club