Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 19 de abril de 2015

Veja as oportunidades de negócios no segmento de cervejas artesanais

Lojas especializadas e cursos são algumas das oportunidades no ramo de cervejas artesanais.



Cada vez mais empreendedores estão criando receitas e colocando novas cervejas no mercado. Uma cadeia de negócios que vai ganhando corpo, envolve lojas do ramo e cursos para formar profissionais especializados em orientar o público que quer saber mais sobre o assunto.

Marcelo abriu uma franquia de uma rede brasileira que vende cervejas especiais. Em um ano, as vendas aumentaram 50%. A rede, que tem sete lojas faturou R$ 5 milhões em 2014.
“Pra mim compensa, porque eu estou trabalhando com uma paixão. Desde 18 anos é uma paixão. Financeiramente tem valido a pena, então você tem a recompensa de trabalhar com o que gosta e ter uma recompensa financeira, realmente vale a pena. É como se fosse o mundo ideal”, conta Marcelo Schvartzer.

A cultura cervejeira exige qualificação. E as salas de aula mostram que tem cada vez mais gente de olho neste mercado. Em uma turma, são 16 alunos. Todos encararam duas semanas intensas de aprendizado e degustação. Agora, eles são sommeliers de cervejas.

A cor, o gosto, o aroma, o repertório. Cada um é conhecedor de 100 rótulos diferentes. É como se eles provassem uma cerveja por hora, durante o curso.
“Quanto mais o consumidor e os profissionais aprendem, o mercado cresce e esse processo não tem retorno”

Tatiana é uma das professoras do curso, uma profunda conhecedora da bebida. Hoje, a cerveja é motivo de dedicação total.

“Comecei para ter uma base e acabei enfiando a cabeça inteira nesse mercado de cerveja. Hoje, me sustento com meu trabalho no universo cervejeiro”, diz Tatiana Spogis, sommelier de cerveja.

Qualificação e empreendedorismo fizeram Bruno, Leonardo e Luciano encherem o copo e ampliar os negócios. Eles produziam cerveja em casa, apenas para degustar com os amigos. Hoje, fabricam oito rótulos para mais de 120 bares. O faturamento, em menos de um ano, chegou a R$ 400 mil. São 6 mil litros por mês, num método que eles chamam de "cigano".

“A gente vai migrando de cervejaria em cervejaria. Então a gente não tem uma planta própria, a gente aluga a cervejaria de terceiros para poder produzir a nossa cerveja. A gente faz um contrato de confidencialidade das receitas e, a partir daí, a cervejaria começa a produzir a nossa cerveja, a gente compra essa produção e distribui para os pontos de venda”, conta Bruno Moreno, sócio da Cervejas Sazonais.

Fonte: G1

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Ninkasi Beer Club