Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Orval - Degustação nº 215

 

 A cerveja Orval é fabricada dentro de um mosteiro trapista, na Abadia de Orval, Bélgica. Uma das atividades dos monges que vivem por lá é a fabricação de produtos destinados à venda para o sustento das abadias, sendo a cerveja o produto mais fabricado. Elaborada por padres trapistas da ordem dos Cistercienses, a Orval é a única cerveja fabricada pela Abadia de Orval. 

Sua história é antiga e parte de uma fonte ali existente. Apelidada de "Matilde", esta fonte segundo a lenda local, da origem ao nome "Orval" bem como ao símbolo do mosteiro caracterizado pela "carpa com a aliança na boca

Cervejaria: Brasserie d´Orval
Origem: Bélgica
ABV(%): 6,2
Estilo: Belgian Specialty Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo. Sua espuma cremosa de cor de bege apresentou ótima formação, sendo persistente, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte intenso remetendo a toffe. Presença de mel, especiarias e cravo. O lúpulo surge floral, perfumado e cítrico de forma média. Bem complexa! Álcool fequilibrado no conjunto. O sabor acompanha o aroma. Presença de ésteres frutados. Lúpulo médio, floral, cítrico e terroso. Acidez perceptível.  

O aftertaste é duradouro, amargo e seco. O corpo médio e carbonatação idem conferem médio drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Muito complexa! Nunca havia experimentado uma trapist parecida com esta. Foi bem difícil de avaliar. Ótima cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club