Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 26 de abril de 2015

MC Chouffe - Degustação nº 200


“A cerveja do duende em sua versão mais escura, adocicada e encorpada. Excelente para aperitivo, iniciando ou encerrando refeições e para acompanhar sobremesas de chocolate, frutas vermelhas ou nozes.” 

Cervejaria: Brouwerij Achouffe
Origem: Bélgica
ABV(%): 8
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração marrom escuro, com corpo turvo. Sua espuma de cor marrom claro apresentou média formação e longa duração, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, amêndoas e tostado de forma intensa. Aroma frutado, sendo percebida a presença frutas secas, ameixa, uva passa, açúcar mascavo e licorice. O lúpulo surge. Mesmo com os 8 % ABV, a percepção do álcool não incomoda. No sabor, caramelo, tostado, frutas secas, ameixa e presença de ésteres frutados. Sabor intenso.  

O aftertaste é duradouro indo o doce ao amargo. Cerveja com bom corpo, pouca carbonatação e leve adstringência. Como era de se esperar o drinkability é baixo para esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Vale a pena degustá-la tantas outras vezes, pois é bastante aromática e saborosa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club