Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Baden Baden 1999 - Degustação nº 182



Representante autêntica do estilo Bitter Ale, nascido na Inglaterra no século XVII, a Baden Baden 1999 é produzida com maltes e lúpulos especiais, através de um processo cuidadoso e de uma prolongada maturação. 

Cervajaria: Baden Baden (Campos de Jordão)
Origem: Campos de Jordão-SP (Brasil)
ABV(%): 6
Estilo: Special / PremiumBitter
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração âmbra avermelhada e translúcida. Sua espuma de cor bege apresentou média formação, sendo cremosa e duradoura, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma intenso, o malte remete a caramelo e tostado. Presença de lúpulo floral. Percebi também um aroma frutado. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, além de cereais. O lúpulo segue médio e floral. Presença de ésteres frutados. Cerveja bem equilibrada. Malte e lúpulo em perfeita harmonia.

O aftertaste é seco com amargor residual duradouro. Corpo médio, carbonatação ideal, conferem bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Ótima bitter nacional!

Bebamos!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club