Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dado Bier Belgian Ale - Degustação nº 203


É elaborada com fermento especial importado da Bélgica, com alguns dos melhores lúpulos do mundo e um blend de cinco tipos de maltes especialmente selecionados. Não filtrada, possui um processo produtivo de longa duração e dupla fermentação, obtendo assim aromas e sabores muito marcantes. 

Cervejaria: Dado Bier
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 8,5
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Embalagem: Lata de 473 ml

É uma cerveja de coloração dourada a alaranjada, com corpo turvo. Sua espuma de cor de bege apresentou média formação, sendo de curta duração, sem transição de renda no copo.

No nariz malte médio remetendo a caramelo. Presença de abacaxi. O lúpulo surge leve, picante e floral. Com os 10 % ABV, o álcool é perceptível, mas nada que comprometa o conjunto. O sabor acompanha o aroma. Presença de ésteres frutados. Lúpulo leve, floral e picante. Uma cerveja maltada, com dulçor pronunciado e frutada.

O aftertaste é duradouro e vai do adocicado ao levemente amargo. O corpo médio e carbonatação pequena conferem médio drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo.  No final o álcool aquece a garganta. Boa cerveja, que cumpre bem seu papel.

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club