Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 19 de abril de 2015

Comércio de cervejas especiais desponta na Capital

A "gourmetização" chegou ao mercado das cervejas voltado aos paladares mais exigentes



Que tal um toque de sofisticação na hora de tomar uma gelada? A tendência gourmet também acertou em cheio o mercado de cervejas que conta com consumidores exigentes que buscam um paladar diferente do tradicional. O interesse pela cultura da cerveja tem crescido no País e chega aos poucos à Campo Grande. 

O comércio de cervejas está mais requintado e oferece uma carta de bebidas artesanais importadas de países como Alemanha, Bélgica e Inglaterra, berços das principais escolas cervejeiras do mundo. Apesar de ser o terceiro maior mercado de cervejas, o Brasil pode ser considerado novato quando o assunto é cervejas especiais. 

O setor representa menos de 1% do comércio cervejeiro, porém a “gourmetização” das cervejas desponta como um dos nichos que mais cresce no País, cerca de 40% ao ano. Atentos a esse mercado promissor, os empresários Cícero de Castro Faria e Cláudia Faria lançaram uma loja de cervejas especiais em Campo Grande. A franquia Mestre-Cervejeiro.com é referência nacional sobre a cultura da cerveja e um paraíso para os apreciadores da bebida. “Campo Grande estava precisando de um espaço como esse”, afirma Cláudia. 

Antiga apreciadora de cervejas especiais, ela conta que o local vai oferecer mais do que venda das bebidas. A loja também abrange pequenos workshops sobre harmonizações de pratos com cervejas além de consultorias para os clientes que desejam combinações para um jantar especial por exemplo. 

O sommelier Daniel Wolff, dono da franquia Mestre-Cervejeiro, conta que a ideia do empreendimento é criar um novo paladar, apresentar uma nova experiência ao público. “Nosso negócio não atinge o cervejeiro tradicional de boteco, porque é mais fácil atingir quem gosta de gastronomia, de viajar e conhecer algo novo”, afirma. 

Com mais de 90 rótulos de cervejas especiais, o Mestre-Cervejeiro em Campo Grande pretende dar maior requinte à cada rodada. A variedade inclui bebidas com ingredientes bem diferentes como maracujá, casca de laranja e cacau. Por R$ 71, é possível degustar a famosa La Trappe, fabricada em um mosteiro holandês ou por R$ 20,80 o cliente poderá levar a cerveja belga Mort Subite que leva cereja na maturação e é perfeita, segundo Daniel, para acompanhar pratos de entrada e sobremesas.

Para o médico Ricardo Gomes, 32 anos, poder saborear cervejas especiais é uma experiência gastronômica. “Antes eu tomava para ficar bêbado, hoje eu degusto cervejas”, compara o apreciador que pretende obter mais informações junto à franquia sobre o universo requintado da bebida. “Uma das coisas que a gente percebe quando bebe uma cerveja de qualidade é que ela não precisa estar 'trincando' para ser boa”, adianta Ricardo ao degustar o lado nobre da cerveja. 

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Ninkasi Beer Club