Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Colorado Indica - Degustação nº 202


A Indica Colorado traz a legítima fórmula utilizada pelos soldados ingleses em sua longa viagem marítima até a Índia. Detalhe: com um toque especial da rapadura. Não por acaso, foi eleita pela revista Prazeres da Mesa a Cerveja do Ano e ainda recebeu 3 estrelas na publicação inglesa Pocket Beer Guide, o mais respeitado guia de cervejas do mundo.

Cervejaria: Colorado
Origem: Ribeirão Preto-SP (Brasil)
ABV(%): 7
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração cobre, com corpo levemente turvo. Sua espuma de cor bege apresentou ótmia formação com longa duração, com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo, melaço e tostado de forma média. O lúpulo está presente de forma média e é bastante herbal e cítrico. Aroma de algo parecido com açúcar mascavo (deve ser por causa da rapadura, que não é a mesma coisa). Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte continua remetendo a caramelo, melaço que conferem um dulçor a cerveja que se equilibra muito bem com o amargor. 

O retrogosto é duradouro e amargo. A cerveja oferece um início doce e depois mostra sua cara, com bom amargor final. Corpo médio e rescência idem conferem bom drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna. Ótima IPA Nacional. Vale a pena degustar várias vezes.

Um brinde!
Luiz Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club