Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 18 de abril de 2015

Campeonato Mundial de sommelier de cerveja será em julho, no Brasil

Infinidade de estilos de cervejas abriu espaço para a nova profissão.
Cento e cinquenta profissionais disputaram campeonato brasileiro.


A infinidade de estilos de cervejas nos cardápios de bares e nas prateleiras dos supermercados, abriu espaço para uma nova profissão: a de sommelier de cervejas. Tem até campeonato brasileiro para ver quem é o melhor nesse assunto. Este ano, o mundial da categoria também vai ser por aqui.

Ela não é só loira. São muitos os estilos de cervejas ao redor do mundo. Uma variedade imensa de cores e sabores. Nas prateleiras, a infinidade de rótulos deixa o consumidor indeciso. Tirar dúvidas e orientar o público são tarefas do sommelier de cerveja em bares e restaurantes.

“Toda cerveja tem uma história. Essa história o sommelier consegue e tem tempo de contar. O garçom geral não tem esse tempo, porque ele tem que servir. Então, ajuda a empresa, vende-se mais”, conta Robson Cristiniano.

O trabalho do sommelier de cerveja não se restringe apenas à atuação em bares e restaurantes. Quem se prepara e conhece bem os estilos pode ter muito sucesso na carreira.
Cento e cinquenta profissionais colocaram o conhecimento à prova no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. Além de uma prova escrita, os concorrentes tiveram que identificar o estilo, em oito amostras de cervejas. Os 25 melhores ganharam o direito de disputar o campeonato mundial, que será em julho, aqui no Brasil.

“O campeonato ajuda na divulgação da profissão em si, que ainda é uma profissão pouco conhecida no Brasil. Isso ajuda tanto na propagação do conhecimento da cultura cervejeira, quanto do profissional”, diz a organizadora do campeonato Káthia Zanatta.

Os cinco melhores avançaram para a final. Na decisão, cada participante tinha 20 minutos para descrever as características sensoriais de uma cerveja e ainda fazer o atendimento a uma mesa.

É preciso saber tirar o chope da maneira correta e usar o copo ideal para a cerveja escolhida pelo cliente. Tudo avaliado por um júri formado por profissionais do Brasil e cervejeiros vindos da Alemanha. O vencedor diz que quer fazer bonito também no mundial e continuar crescendo na profissão.

“Meu foco agora vai ser esse: estudar cada vez mais, beber muito e focar agora em trabalhar como sommelier, que é uma realização muito grande”, conta Gil Lebre Abbade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club