Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Noite de festa no lançamento da garrafa DeBron Bier

Uma das grandes responsáveis por propagar a cultura cervejeira em Pernambuco, a DeBron Bier lança garrafa e comemora primeiro ano de fundação. 

A primeira cervejaria artesanal essencialmente pernambucana acaba de completar um ano de fundação. A DeBron Bier, projeto dos sócios Eduardo Farias, Raimundo Dantas e Thomé Calmon, se tornou uma das grandes responsáveis por disseminar a cultura cervejeira no Estado e virou referência no Nordeste também pela capacidade de produção, podendo chegar a 40 mil litros por mês, sendo considerada a maior do segmento na região. Começando com apenas três estilos, hoje a marca já disponibiliza no mercado cinco: Pilsen, Weiss, IPA, Golden Ale e Witbier que, a partir de agora, podem ser encontradas engarrafadas nas casas especializadas.

Trata-se de mais uma etapa na consolidação de Pernambuco no mapa cervejeiro do Brasil, resgatando e aproveitando seu potencial histórico. Isso porque a primeira cerveja, não somente brasileira, mas das Américas, foi produzida no Recife. Em 1640, Maurício de Nassau trouxe o mestre-cervejeiro Dirck Dicx, que tinha a função de instalar uma cervejaria na casa de Maurício de Nassau, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Três anos depois, quando as obras foram concluídas, a bebida, que antes era restrita à corte, pôde enfim se popularizar no país.


Foi a partir desse fato importante que Thomé, Eduardo e Raimundo se lançaram no empreendimento, a começar pelo nome: DeBron Bier. A expressão, de origem holandesa, é inspirada em “La Fontaine”, nome da casa de Maurício de Nassau e que significa “A Fonte”, em francês. Depois de dois anos de pesquisas e várias visitas a cervejarias do Sul, Sudeste, América do Sul e Europa, os sócios montaram um plano de negócios e criaram a marca, com a preocupação de fabricar um produto de qualidade, seguindo a lei da pureza alemã e oferecendo serviços e produtos de ponta. Como o growler, a régua de degustação, copos e estilos que ressaltam a regionalidade característica do Nordeste, como a mais recente cerveja witbier, produzida a partir da laranja cravo e do coentro. 

Até chegar à garrafa, mais estudos e preocupação para aliar novidade e qualidade. Com um design diferenciado, a garrafa da DeBron Bier chega ao Estado de maneira exclusiva e tem a capacidade de controlar o creme da bebida, respeitando a quantidade de espuma comum a cada estilo. “Alguns estilos são mais propícios a formar o colarinho. É mais comum, principalmente, nas belgas, agregando valor não apenas ao sabor, como também ao visual da bebida”, explica Thomé Calmon. A espuma é responsável por manter o sabor característico, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. “Por isso que para as cervejas artesanais o colarinho é muito importante, já que o intuito é proporcionar interação entre todos os sentidos. A espuma faz parte da degustação”, ressalta Eduardo Farias.


Até então, os estilos da DeBron Bier só eram encontradas em choperias e podiam ser levados para casa também por meio do growler, um recipiente de vidro em formato de galão que consegue conservar o chope por até cinco dias, sem alterar o sabor e o aroma. Com a pasteurização e envase, agora, a bebida ganha uma sobrevida de, no mínimo, seis meses.

DeBron Bier – O espaço, de 600m², contou com a consultoria do mestre-cervejeiro, Matthias Rembert Reinold, que atua na área há 33 anos e é formado em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Técnica de Berlim, com especialização em Gestão pela Qualidade Total pela Japanese Union of Scientists and Engineers, no Japão. Entre as opções de receitas, elaboradas durante três meses de pesquisas, destaque para as cervejas e chopes premium, como por exemplo a Weizen, uma cerveja de trigo, de alta fermentação, coloração amarelo escuro e ligeiramente turva, com espuma abundante e sabor intenso.

Fonte: 4 Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club