Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A cerveja desce redondo ou redonda?


Não é possível mumificar a língua. Organismo vivo, está sempre em movimento, como se fosse um rio que busca o mar. Bem por isso, corremos o risco de topar com algo tido por certo, hoje, que amanhã poderá ser interpretado de forma diversa.

Há quem me pergunte sobre o acerto ou não desta frase: uma cerveja que desce redondo. Instala-se-nos a dúvida: não deveria ser redonda, concordando com cerveja? Em tempo: o texto foi veiculado como propaganda de certa cerveja.

Nos velhos bons tempos, nosso professor de português nos ensinou como diferençar um adjetivo de um advérbio. Registre-se que ambos têm função qualificadora. Daí aflora a confusão, uma vez que, ora aqui ora ali, usamos um adjetivo para fazer o papel do advérbio. Isso baralha nossos pensamentos.

Vamos lá. A função dos adjetivos é qualificar os substantivos. De sua vez, cabe aos advérbios caracterizar sobretudo o verbo. Eventualmente – o que sucede com os de intensidade –, podem modificar também adjetivos ou outros advérbios: muito feliz (modifica o adjetivo feliz) / muito bem (modifica o advérbio bem).

O adjetivo é classe variável, ao passo que o advérbio – no geral – não sofre flexão. Para distingui-los, dizia nosso professor, recorra ao plural. Ele chegou cansado. Plural: Eles chegaram cansados. Adjetivo no duro. Outro mais: Ela fala alto. Plural: Elas falam alto. Como vemos, alto não se flexiona. É, portanto, advérbio.

O advérbio todo pode concordar, por atração, com o termo que o ladeia: A sala ficou toda alagada. Na linguagem mais culta, corre de preferência esta: A sala ficou todo alagada.

A verdade é que um grupo de adjetivos existe que podem ser usados como advérbios, mantendo-se invariáveis: Responda calmo. / A notícia chegou rápido. / Transcrevi a sentença errado. Atenção: Transcrevi a sentença errada. Agora, como mero adjetivo, o sentido é outro: não transcrevi a sentença que devia.

No dia a dia, vemos à farta o emprego do adjetivo independente pelo advérbio: “Independente” da notificação, ele compareceu à audiência. Na linguagem jurídica, que segue o padrão culto, traduz puro deslize. Fiquemos com o certo: Independentemente da notificação, ele compareceu à audiência.

Na Constituição da República, art. 203, temos: A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição... Como deveria ser! No Manual de redação jurídica, José Maria da Costa arquiva equívocos do CC/1916, do Código Comercial e do Código Eleitoral, com a devida correção.

Voltemos ao foco desta coluna: Uma cerveja que desce redondo. O adjetivo redondo substitui o advérbio de modo, valendo por redondamente. Semelhante a isto: Ele fala claro, ou seja, de modo claro. Outra mais: Ela ganhou de você disparado. Predomina a maneira como ela ganhou. Claro e disparado não sofreram flexão alguma. São advérbios.

No caso em análise, redondo se reveste de sentido figurado. Significa: a cerveja desce de maneira macia, suavemente. No verbete redondo, Dicionário Sacconi, há esta passagem: O único uísque que me desce redondo é este. O valor semântico se repete.

Expandindo o exemplo de Sacconi, é possível ligar o advérbio redondo a algo que caiu bem, a algo agradável ao gosto, sentido pelo qual se percebe o sabor das coisas.

De fato, a qualidade “redonda” não se aplica a cerveja. A garrafa, esta sim pode ser redonda. Na col. 186 de Não tropece na língua, Piacentini afirma: não se pode dizer que a cerveja é redonda. Foi taxativa.

Não por acaso, Aurélio alude a vinho aveludado: o que dá uma sensação suave ao paladar. Sentido de maciez, de suavidade. Descer redondo também significa descer aveludadamente. Deliciosamente. Algo que proporciona prazer pleno.

O Prof. Kaspary, ao trazer à cena os adjetivos adverbializados, exemplifica: Aquela cerveja desce redondo. Já Sacconi acentua que tal frase é perfeita, pontuando o sentido figurado do advérbio redondo: de modo fácil e gostoso.

No Guia prático do português correto, v. 3., o Prof. Cláudio Moreno, preciso sempre, pondera que, in casu, redondo não é um atributo relacionado normalmente com cerveja, mas sim com seu trajeto e com sua passagem por nosso aparelho gustativo.

Cegalla enfatiza que, na propaganda comercial, o adjetivo redondo é considerado, geralmente, advérbio. Daí a concordância no masculino. Complacente diante da divergência de opiniões, acolhe as duas alternativas: cerveja que desce redondo / cerveja que desce redonda.

A distinção em pauta parece, às vezes, tão enovelada, tão intrincada, porque entre o adjetivo e o advérbio há uma linha muito tênue a separá-los.

Seja como seja, o vínculo entre o advérbio redondo e o verbo descer é predominante. Mais que isso: “redonda” não é qualidade que se associa, numa boa, com cerveja. Só nos resta brindar: Como esta cerveja desce redondo! Gelada, sempre cai bem.

Basta!

por Prof. Germano Aleixo Filho, Assessor da Presidência do TJMT.

Fonte: TJMT
http://www.tjmt.jus.br/Noticias/45361#.V7G5qfkrJD8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club