Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

De Ranke XX Bitter - Degustação nº 425


A cerveja De Ranke XX Bitter é produzida com malte Pale Pilsner e flores de lúpulo Brewers Gold e Hallertau. Alguns dizem que a XX Bitter carrega todas as características da trapista Orval, multiplicadas por 11. E é exatamente isso que os brewers procuravam quando criaram a receita da cerveja De Ranke XX Bitter.

Este não é propriamente um estilo, mas uma categoria na qual se inserem todas as cervejas que não se encaixam em nenhum dos estilos do BJCP. Embora possam ser excelentes cervejas, o BJCP não as considera como estilos próprios. Todas devem apresentar harmonia entre os ingredientes utilizados.

Cervejaria: Brouwerij De Ranke
Origem: Bélgica
ABV(%): 6
Estilo: Belgian India Pale Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração alaranjada, com corpo turvo. Sua espuma de cor branca, apresentou enorme formação, persistência e justo belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a pão, cereais e mel. O lúpulo está presente de forma intensa e é herbal, bastante cítrico, resinoso, perfumado, com notas de lima e limão. Há ainda toque de especiarias. Álcool perceptível, mas não atrapalha o conjunto. No sabor leve dulçor, leve salgado e acidez, além de um amargor pronunciado.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve, textura macia e rescência média. Cerveja com médio drinkability. Complexa, porém bem interessante. Boa cerveja!

Salute!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club