Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Kasteel Donker - Degustação nº 790


A história do castelo onde localiza-se hoje a cervejaria começou em 1075, quando o conde dos Flanders, Robrecht de Fries, construiu o castelo nas ruínas de um antigo monastério, abandonado em 640. A construção atual data de 1736, com a adega, ou porão, datando da Idade Média. Em 1986 a Família Van Honsebrouck comprou o castelo e ali estabeleceu a sede da cervejaria.

Cervejaria: Van Honsebrouck 
Origem: Ingelmunster (Bélgica)
ABV(%): 11
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com tons avermelhados e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação, baixa persistência, com uma justa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, toffe, nozes, café, chocolate e tostado. Aroma frutado, sendo percebida notas de frutas escuras, ameixa seca e uva passa. Álcool evidente, mas harmonioso com o conjunto. Cerveja muito complexa. O sabor acompanha o aroma, sendo adocicado e com baixo amargor.

O aftertaste é duradouro e adocicado. Cerveja com bom corpo, baixa carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability, mas ótima para degustar. Excelente!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club