Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Brigand - Degustação nº 787


Por três gerações, desde 1900, a cervejaria Van Honsebrouck produz cervejas do tipo Ale. Atualmente a sede da cervejaria está localizada em um castelo na cidade de Ingelmunster, o qual foi construído em 1075, por Robrecht de Fries, conde dos Flanders. O nome da cerveja é uma homenagem aos camponeses que, em 1798, expulsaram os franceses de Ingelmunster.

Cervejaria: Van Honsebrouck
Origem: Bélgica
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio a alaranjado, com corpo nublado. Sua espuma de cor de marfim, cremosa e densa apresentou boa formação e persistência, sem no entanto apresentar transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a cereal e biscoito. Presença de ésteres frutados, frutas amarelas e laranja, além de especiarias. O lúpulo é leve e floral. Com os 9 % ABV, o álcool é perceptível, mas não atrapalha o conjunto. O sabor acompanha o aroma, com dulçor moderado e leve amargor.

O aftertaste é duradouro e vai do adocicado a um leve amargor. O corpo médio-baixo e carbonatação mediana. Médio a baixo drinkability. Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club