Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Karel IV - Degustação nº 283

Karel IV

Com o sucesso da cerveja Jan Kubis, cada vez mais levas dela foram produzidas. Certa vez, ainda nos moldes caseiros, alguém filtrou menos água do que devia, e a cerveja, ao invés de ficar com 5,3% de teor alcoólico, acabou com 8,4%. Porém, o resultado agradou a todos, sendo necessário apenas aumentar a lupulagem, fazer um ajuste aqui e acolá. Assim nasceu a Karel IV. 

Seu nome homenageia o principal rei da região da Boêmia, Karel IV, que em seu reinado atingiu o auge da expansão e prestígio, chegando a dominar o Império Romano. Karel IV construiu grandes castelos, faculdades e igrejas que permanecem até hoje, ou seja, foi um rei “acima de um império”. Em homenagem a esse rei, a DUM criou o estilo King Lager, também conhecido como Imperial Indian Pale Lager.

Cervejaria: Dum
País: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 8,4
IBU: 84
Estilo: Amber Lager
Embalagem: Garrafa de 355 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com leve turbidez a frio. Sua espuma de cor bege apresentou fina coroa com curta duração, com justa transição de renda no copo e ausência de partículas. 

No aroma, o malte remete a caramelo e o lúpulo está presente bem leve, cítrico e herbal. Álcool balanceado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte dá sustentação a boa carga de lúpulo, continuando remetendo a caramelo e um leve tostado. O início tem um leve dulçor que é logo atacado pelo intenso amargor. 

O aftertaste é duradouro, amargo e seco. Corpo médio e rescência baixa conferem bom drinkability a esta cerveja, mesmo com os 8,4% de teor alcoólico. Álcool muito bem inserido. Uma lager marcante! Muito boa!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club