Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Cervejaria Nacional no Degusta Beer & Food


Próxima parada: Cervejaria Nacional! Na verdade uma parada obrigatória, visto que faz tempo que estou devendo uma visita. Não foi na Fábrica-Bar, mas valeu muito!

O projeto nasceu em 2006 da sociedade entre Fabiani, economista que se apaixonou pelo universo cervejeiro na década de 90 em Nova York, e do produtor gráfico Dudu Toledo, amigo entusiasta de suas experimentações. Dedicado e curioso, ao voltar para o Brasil, o autodidata trouxe um equipamento e começou a fazer em casa sua própria cerveja. A cada cozimento, a paixão de criar novas receitas crescia, assim como o prazer em dividir a experiência aos amigos e familiares, como Peter Jancso, cunhado de Fabiani que acompanhou desde o começo os primeiros cozimentos caseiros e mais tarde tornou-se sócio-investidor do projeto. De lá para cá, o trio entrou em uma confraria e mergulhou no universo cervejeiro. Assim nasceu a microcervejaria Nacional, que atuava inicialmente apenas como fornecedora de bares, como o extinto Drake’s. O projeto cresceu com a entrada de Alexandre e de Marcus Ribas, da consultoria AyB, e em 2011, os sócios transformaram a Cervejaria Nacional em fábrica bar. 

Cerveja Mula IPA da Cervejaria Nacional

Confesso que fiquei na dúvida na hora de escolher entre Y-Îara, Domina Weiss, Sa'Si Stout, Kurupira Ale e Mula IPA. Escolhi a última, uma vez que o evento já estava chegando ao fim e eu não tinha bebido nenhuma IPA ainda.

Cerveja de coloração âmbar e leve turbidez a frio. Sua espuma de cor branca apresentou boa formação e presistência. No aroma, o malte remete a caramelo. O lúpulo está presente de forma intensa e é bem perfumado, bastante cítrico (maracujá, laranja) e com um leve toque floral. Álcool equilibrado. Sabor frutado, cítrico e com amargor bem assertivo. São 60 IBUs. O corpo é leve e o final é seco e amargo. Ótima IPA!


Muita alegria e diversão com a galera da Cervejaria Nacional e do Papo de Cevada. Cerveja boa e gente bacana. Neste momento estava degustando a cerveja Saravá, uma cerveja sazonal. Trata-se de Imperial Stout lançada sempre no inverno, no mês de julho. 

Uma cerveja potente com 9,8 de álcool muito bem inseridos. De coloração preto intenso e opaca, com uma espuma de cor marrom, densa e com boa persistência. Aroma, com malte remetendo a chocolate amargo e café tostado, de forma intensa. O sabor acompanha o aroma. Deliciosa, corpo licoroso, bastante encorpada e baixa rescência. O aftertaste é duradouro e amargo. Muito boa!

Para ficar por dentro das novidades da Cervejaria Nacional acesse:
https://www.facebook.com/cervejarianacional e http://www.cervejarianacional.com.br/

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club