Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Pão de Açúcar realiza a 4ª edição de Cervejas Especiais

De 17 a 23 de abril, rede oferece descontos de 30% para clientes cadastrados no Programa Pão de Açúcar Mais em mais de 40 rótulos das principais escolas cervejeiras ao redor do mundo

Acontece de 17 a 23 de abril a Semana de Cervejas Especiais em todas as suas unidades Pão de Açúcar. Com curadoria da especialista em cervejas especiais da rede, Kathia Zanatta, que é também sommelier em cervejas e sócia-diretora do Instituto da Cerveja Brasil, a rede selecionou mais de 40 rótulos das principais escolas cervejeiras do mundo: alemã, belga, americana e inglesa. Em dias variados, eles estarão com 30% de desconto exclusivamente para clientes cadastrados no Programa Pão de Açúcar Mais.

“Nossa inspiração foi a história dos países que têm tradição cervejeira. Alemanha, Bélgica, Inglaterra e, mais recentemente, Estados Unidos foram os países que mais influenciaram a criação de seus estilos. Hoje, esses países são pioneiros em diversos avanços tecnológicos, além de serem bastante criativos no processo de produção da bebida. Graças a eles, contamos com uma diversidade tão grande de estilos e rótulos”, explica Kathia Zanatta.

A especialista acrescenta, ainda, que outros países ajudaram nesta formação da cultura cervejeira. “A escola alemã engloba os estilos que tiveram origem nos países adjacentes como Áustria e República-Checa. Já a Bélgica, inclui também os estilos criados na região da fronteira com a França. A escola Anglo-Saxã conta com Inglaterra, Escócia e Irlanda. A americana é a mais recente, mas mais influente da atualidade”, finaliza.

Confira as datas das ofertas, por escola cervejeira nas lojas e no paodeacucar.com:

Escola Alemã – 17 e 18 de abril, 12 rótulos com 30% de desconto para Cliente Mais

Grande parte dos estilos de cerveja alemãs são Lagers e, sensorialmente, destacam mais o malte e os lúpulos utilizados na sua fabricação do que os aromas e sabores provenientes da fermentação. Essas cervejas têm, normalmente, notas que lembram cereais vindas do malte e toques florais vindos do lúpulo. As exceções principais são as cervejas de trigo da região da Bavária, as Ales, que trazem notas de frutas e condimentos típico desse estilo, banana e cravo.

Escola Belga – 19 e 20 de abril, 11 rótulos com 30% de desconto para Cliente Mais

Em nenhuma outra escola existe tanta diversidade de característica entre estilos como na Bélgica. Isso porque era comum no passado que a prática cervejeira fosse determinada pela associação de cervejeiros de cada cidade, com técnicas e ingredientes distintos para produzir sua cerveja. Portanto, a diversidade de estilos é sua principal característica. Além disso, é comum que cada cerveja tenha seu copo específico e muitos bares fazem questão de servir a cerveja somente em seu copo e na temperatura correta. É comum também encontrar notas com cascas de laranja, sementes de coentro, anis, pimenta, alcaçuz etc.

Escola Americana – 21 e 22 de abril, 10 rótulos com 30% de desconto para Cliente Mais

A cerveja chegou com os colonizadores nos Estados Unidos e sempre fez parte da vida dos americanos, mas só veio a se tornar um negócio a partir do século XIX. A expansão de cervejarias se intensificou a partir da segunda metade deste século, com a chegada em massa de mais de quatro milhões de imigrantes alemães, que trouxeram as Lagers (que eram armazenadas em temperaturas mais baixas, tinham coloração mais clara, eram mais fáceis de beber). Durante muitos anos, o consumo foi quase totalmente restrito às Lagers leves, mas na década de 70 passou a variar os estilos. Destaque para os aromas do lúpulo, com maior intensidade do amargor, aroma e álcool.

Em nenhum outro país a expansão recente das cervejas artesanais foi tão expressiva, tanto em volume quanto em inovação. Hoje, as cervejas especiais representam mais de 12% do volume vendido nos EUA.

Escola Inglesa – 21 e 22 de abril, 11 rótulos com 30% de desconto para Cliente Mais

Lá, foram criados muitos estilos que servem de base para diversos outros, como as Porters, Stouts e as Pale Ales. Todos os estilos que incluímos hoje na escola inglesa são Ales e têm características variadas. Destaque para aromas e sabores do malte e lúpulos terrosos e/ou herbáceos, muitas vezes seguidos por toques frutados da fermentação.

Para saber quais rótulos estão em oferta por dia, confira a revista impressa disponível em todas as lojas da rede.

Fonte: Sopa Cultural
https://www.sopacultural.com/pao-de-acucar-realiza-4a-edicao-de-cervejas-especiais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club