Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Cerveja, bolo de aniversário e meteorito: 7 vinhos com sabores inusitados


São infinitas as opções de vinho ao redor do mundo, mas algumas mais exóticas chamam a atenção e conquistam o público pelo sabor, aroma e, em alguns casos, pela cor inusitada — como um vinho azul inventado na Espanha. Para quem nunca foi fã dessa bebida, as variações criativas podem ser uma maneira de testar mais uma vez seu gosto e conferir a história e origem de seus fabricantes:

Abóbora
Vendido sempre no outono, o estoque de vinho com sabor de abóbora costuma esgotar em pouco tempo na Maple River Winery, localizada na cidade de Casselton, Dakota do Norte. Além da bebida feita com abóboras da região, a vinícola também produz sabores incomuns como groselha e damasco, dependendo da sazonalidade de cada fruta.

Cerveja-vinho
Para quem não consegue decidir se gosta mais de vinho ou cerveja, a combinação feita por algumas cervejarias pode facilitar essa escolha — ou talvez o confunda ainda mais. A marca Dogfish Head Brewery, em Delaware, produz uma bebida com dois tipos de uva, que são misturadas no processo de fermentação da cerveja. Uma delas é “infectada” com um tipo de fungo chamado botrytis, que reduz a quantidade de água da fruta e potencializa seu gosto doce.

Outra cerveja, a Midas Touch, é um exótico híbrido de cerveja, vinho e hidromel. A criação foi inspirada em ingredientes antigos — pelo menos 2700 anos —, identificados por arqueólogos que analisaram recipientes encontrados na tumba do suposto rei Midas.

Meteorito
Em 2012, o gerente de um vinhedo no Chile misturou sua paixão por vinhos com o interesse por astronomia: fermentando-o em um tonel com um meteorito de cerca de 5 bilhões de anos, Ian Hutcheon criou seu próprio Cabernet Sauvignon “espacial”. Acredita-se que o meteorito tenha caído no Deserto de Atacama há pelo menos 6 mil anos.

No início, Hutcheon só vendia o vinho em seu observatório, o Centro Astronômico Tagua Tagua. “A ideia ao criar a bebida era mesclar astronomia com a fabricação de vinhos e oferecê-lo como um souvenir ‘curioso’ para os visitantes do observatório”, disse em entrevista ao The Drinks Business. A iniciativa, no entanto, ficou conhecida internacionalmente e hoje pode ser encomendada pela internet.

Pétalas de rosa
Uma pequena vinícola comandada por uma família na Inglaterra ficou conhecida por fabricar vinhos com frutas e outros ingredientes naturais, como amora, mel e nozes. A Sociedade Real Nacional da Rosa, comunidade de especialistas dedicados ao cultivo e preservação da flor no país, escolheu os fabricantes para criar um vinho com pétalas de rosa. O resultado da bebida foi descrito pelo site especializado The Drinks Business como bastante aromático e seco.

Sabor “bolo de aniversário”
Localizada em Nova York, a empresa Birthday Cake Vineyards’ tem um produto bem específico: vinhos com sabor de bolo de aniversário. Seus clientes podem escolher entre uma variedade de vinhos brancos com gosto de bolo de morango, cheesecake e massa de bolo ou vinhos tintos com sabor de bolo de café e bolo floresta negra.

Fonte: Galileu
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/04/cerveja-bolo-de-aniversario-e-meteorito-7-vinhos-com-sabores-inusitados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club