Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Câmara vota hoje projeto que prevê a venda cerveja nos estádios do Paraná

O “jogo” será no plenário. Pier Petruziello (destaque) propôs a lei.

A liberação da venda e do consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol de Curitiba pode ser definida hoje, em votação que acontece na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta de lei é encabeçada pelo vereador Pier Petruzziello (PTB) e ele acredita que a votação deverá ser bastante acirrada. Mesmo assim, Petruzziello confia na aprovação da maioria dos vereadores para que o torcedor da capital do Estado possa finalmente voltar a beber cerveja durante os jogos do Trio de Ferro da capital.

“Eu acho que passa. Claro que tudo pode acontecer e temos que aguardar. Estou bastante esperançoso de que essa proposta seja aprovada, mas claro, se tratando de parlamento, tudo pode acontecer. Cada um vai conversando com o companheiro que vai votar e ainda está indeciso, pode ajudar. A tendência é que passe. Vamos torcer”, afirmou Petruzziello.

Duelo

A bancada evangélica da Câmara Municipal de Curitiba, que conta atualmente com onze vereadores, pode pesar na votação. Mesmo assim, Petruzziello descarta um embate religioso durante a votação. “Não vejo um embate religioso nessa votação. A gente sabe da posição ideológica deles e respeitamos. Será uma disputa acirrada nessa votação e devemos ter dois ou três votos de diferença a favor ou contra”, acrescentou.

Desde que o proposta andou, a mobilização nos estádios de Curitiba e nas redes sociais para a liberação do consumo da cerveja durante os jogos na cidade foi muito grande. Na Arena da Baixada, no Couto Pereira e na Vila Capanema, torcedores dos três principais times da capital do Estado estenderam faixas contendo a frase: “Libera a cerveja”. Além disso, uma página no Facebook foi criada para engrossar o movimento e conta com mais de seis mil seguidores.

Para Petruzziello, esse apelo popular pode fazer a diferença no momento dos votos de vereadores que ainda estão indecisos. “Eu acho que essa pressão popular ajuda. Sempre funcionou. Tem alguns que ainda estão em dúvida e não me surpreenderia se tivermos de três a quatro abstenções, até porque é um tema delicado e tem pessoas que não queiram se manifestar”, detalhou. “Espero que os vereadores estudem a matéria. É uma questão muito ideológica, tanto que não haverá orientação de bancada e cada um votará do seu jeito”, concluiu o parlamentar.
Moreira: “é um mal para a cidade”

No seu segundo mandato como vereador de Curitiba, Dirceu Moreira (PSL) é, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um dos maiores críticos da liberação da comercialização e consumo de cerveja nos estádios de futebol. O parlamentar também prevê uma votação acirrada e afirmou que, durante a sessão, vai apresentar dados e comprovar os males que a bebida alcoólica causa na sociedade como um todo, não apenas nas praças esportivas.

“Será uma discussão interessante e uma votação acirrada. Esperamos que não seja aprovada a liberação da cerveja, pois será um mal que estará se fazendo à cidade. É um projeto que nem deveria ir para a pauta. Vamos estar apresentando os males que a bebida causa para aqueles que usufruem dela, apresentando também dados com relação a esse assunto”, disse Moreira.

Para o vereador, a bebida alcoólica e as drogas são responsáveis pela maioria dos fatos negativos que ocorrem na sociedade hoje em dia. “São muitas razões para sermos contra a essa proposta. A bebida traz diversos males à sociedade e, hoje, tudo que acontece de ruim está relacionado ao uso de drogas e também do consumo de álcool, seja no trânsito e até dentro de casa. Vamos provar isso na sessão e na votação de amanhã (hoje)”, concluiu o parlamentar.

Mudanças

Se a proposta de lei que libera a comercialização e o consumo de bebidas alcóolicas nos estádios de futebol de Curitiba for aprovada, o torcedor em geral terá que se moldar para algumas mudanças vão acontecer com relação ao modo da venda que era feita antigamente. A proposta permite a comercialização apenas em bares e lanchonetes e somente antes de começar os jogos, no intervalo e após o término das partidas.

Nem tudo

Além disso, os locais que vão comercializar as bebidas alcóolicas não poderão vender produtos com teor alcóolico superior a 14% e a venda para menores de idade será proibida. O descumprimento de qualquer medida da nova proposta pode gerar multa ao estabelecimento, além da suspensão da comercialização no local de 30 a 350 dias, podendo chegar até a cassação do alvará de funcionamento do local. Se for aprovada hoje, a proposta de lei será votada novamente amanhã em segundo turno para depois ser sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet.

Fechada

A votação da liberação do consumo de cerveja nos estádios de futebol de Curitiba não será aberta ao público, principalmente por causa da discussão em torno dos salários dos vereadores de Curitiba.

Fonte: Paraná Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club