Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Avaliações da Copa Cervezas de América são online

Avaliações da Copa Cervezas de América são online
O julgamento das amostras é registrado em tempo real na plataforma desenvolvida pela Copa (Foto: Sarah Buogo/Beer Art)

Cerca de 10 estilos foram julgados no primeiro dia da competição

Por Sarah Buogo

Começaram no domingo, 23 de agosto, as avaliações da Copa Cervezas de América, realizada na Universidade das Américas, em Santiago do Chile. Cerca de 10 estilos passaram pelo crivo dos 24 juízes selecionados para o concurso. Em 2015, a competição propõe um sistema de avaliação diferente das edições anteriores. A ficha em papel - onde as notas e os feedbacks são registrados - foi substituída por uma plataforma online que recebe as informações em tempo real.

O sistema foi desenvolvido especificamente para a competição e toma por base as indicações de estilos definidas pelo BJCP. A necessidade de entregar um feedback claro e ágil motivou o desenvolvimento da plataforma que levou cerca de 4 meses para ser concluída. O desafio era proporcionar a mesma experiência de avaliação do papel em um ambiente digital.

"Essa não era uma dificuldade só nossa, muitos outros concursos enfrentam isso. Após as avaliações, algumas fichas ficavam ilegíveis o que atrasava a contagem dos pontos e principalmente a entrega dos feedbacks. Com isso, vamos conseguir enviar todas as informações para as cervejarias participantes uma semana após o fim da competição", destaca o presidente da Copa, Daniel Trivelli.

Antes os juízes degustavam a cerveja com uma mão e escreviam seu parecer com a outra. Com essa nova proposta, mudou também o procedimento de julgamento e isso acarretou um pouco de atraso no período da manhã, até os avaliadores estarem familiarizados com o sistema. O tempo foi recuperado na parte da tarde e a expectativa é de que nos próximos dois dias as avaliações sejam ainda mais ágeis.

A competição segue na segunda (24) e na terça-feira (25) e os premiados serão conhecidos na noite de quarta (26). O Brasil é o país com maior número de rótulos inscritos, 236, superando inclusive o anfitrião Chile. Ao total competem 646 rótulos de países da América do Sul, Panamá, Costa Rica, México, Estados Unidos, Espanha e Bélgica.

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club