Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Rio ganha primeiro evento técnico sobre produção de cerveja

Com curadoria de Gustavo Renha, Congresso Cervejeiro reúne especialistas no Hotel Vila Galé, na Lapa, dia 24 de setembro

Da produção de insumos ao chão de fábrica. Primeiro evento técnico realizado no estado, o Congresso Cervejeiro Carioca vai reunir especialistas das mais diversas etapas do processo produtivo da cerveja em um dia inteiro de palestras no Hotel Vila Galé, na Lapa, no dia 24 de setembro. Promovido pela BR Craft Representações em parceria com a Agrária Malte – a maior maltaria da América Latina -, o Congresso oferece conhecimento técnico de qualidade e ainda ajuda cervejeiros e interessados na área a traçar um panorama do mercado atual.

- Trabalhamos com cerveja há muito tempo e sabemos a importância do conhecimento para o amadurecimento do setor. O Congresso é uma oportunidade para cervejeiros profissionais e caseiros se aprimorarem – diz Rafael Oliveira, sócio-diretor da BR Craft Representações.

Entre os palestrantes já confirmados, nomes como Diego Simão Rzatiki, cervejeiro da Cozalinda, que traz toda a sua experiência sobre a produção de cervejas ácidas complexas; Eduardo Neves e Eduardo Martins, que trocam informações sobre suas pesquisas com uso de madeira e envelhecimento de cervejas; José Antunes, da Firjan, que fala sobre água cervejeira; e Marcelo Barga, que fala sobre a produção de cervejas sem álcool.

- O Rio é carente de eventos técnicos como esse. Vemos uma ou outra palestra, mas nada tão completo num único dia. Por isso, resolvemos reunir nomes de peso do mercado nacional. Acreditamos que o congresso pode auxiliar os profissionais a melhorar a qualidade de sua produção – explica o curador do evento Gustavo Renha.

O evento é aberto a cervejeiros profissionais e caseiros e qualquer pessoa interessada em dados do mercado cervejeiro nacional. Os ingressos estão à venda no link: https://www.brcraft.com.br/congresso-cervejeiro-carioca.

Confira a programação completa de palestras:

9h: Abertura oficial
9h20: Ludmilla Antoniazzi: “Lúpulos - dados gerais de mercado, composição, principais compostos de amargor e de aroma. Um breve resumo sobre fatores que influenciam no dry hopping”
10h35: Diego Simão Rzatiki: "Cervejas ácidas complexas no Brasil" 
11h35: Almoço 
13h: Eduardo Neves e Eduardo Martins:  "Uso de madeiras brasileiras para maturação de bebidas"
14h15: Lucas Leon Lacerda: "Viabilidade do fermento seco e nutrição"
15h15: Beer Break 
15h45: José Antunes: "Extraindo todo potencial de sua água cervejeira"
17h: Flavio Falqueiro Melo: “Biotecnologia para aumento de rendimento e estabilidade da cerveja”
18h15: Fábio Teleginski: “Como melhorar o rendimento de sua cervejaria - Análise e Diagnóstico na produção cervejeira”
19h15: Marcelo Barga: “Saccharomycodes ludwigii, uma levedura sóbria”
20h15: Confraternização

Sobre a BR Craft Representações

Representante exclusiva da Agrária Malte nos estados do Rio e Espírito Santo, a BR Craft Representações está no mercado desde 2016, vendendo insumos cervejeiros para fábricas, ciganos e caseiros. A empresa, que mantém a loja virtual BR Craft Insumos Cervejeiros, tem como sócios o casal Rafael Oliveira e Daniele Felippe, velhos conhecidos dos cervejeiros cariocas por serem pioneiros na venda de insumos em pequena quantidade em brewshops.

Congresso Cervejeiro Carioca

Dia 24 de setembro de 2019, das 9h às 20h.
Hotel Vila Galé: Rua do Riachuelo, 124. Lapa.
Ingressos: R$ 120, no site www.brcraft.com.br/congresso-cervejeiro-carioca.

Fonte: orapois comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club