Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Quatro receitas de saladas para incluir no cardápio durante o verão


Verão chegando e com ele vem aquela necessidade de uma alimentação mais leve e saudável consequentemente as saladas viram as nossas queridinhas da estação.

Para Karol Coelho nutricionista funcional "Quando estamos em ambientes frios aumenta a necessidade energética para manter a temperatura corporal, por este motivo é que sentimos mais fome e damos preferência aos alimentos mais calóricos no inverno.

No calor essa necessidade enérgica para manutenção da temperatura é reduzida, consequentemente sentimos menos fome e normalmente preferimos alimentos mais leves e menos gordurosos."

E para ajudar com esse cardápio nós selecionamos 4 receitas de saladas deliciosas elaboradas pela culinária e influenciadora Emília Lobato do canal Cozinha Tudo e da Youtuber Cecilia Padilha do Canal Experimente por Cecilia Padilha.

Salada ou Patê de Atum

Ingredientes
1 lata de atum ao natural sem a água
1/2 cenoura ralada
1/2 alho poró refogado no azeite
2 colheres de sopa de azeitona sem caroço
2 colheres de sopa de cream cheese
2 colheres de sopa de aveia em flocos
Sal
Pimenta
Salsa para decorar

Instruções
Misture todos os ingredientes e faça o formato que desejar
Sirva com torradas, wraps de alface ou salada como sugeri na foto.
Servir gelado e guardar por no máximo 2 dias na geladeira.

Salada de Manga com Cebola

Ingredientes
1 cebola roxa em fatias
2 mangas Palmer firmes
1/2 xícara de chá de amêndoas em lâminas
1/2 colher de sopa de manteiga
Salsa
Azeite
Sal a gosto
Suco de 1/2 limão

Instruções
Ferva a cebola em fatias na água quente e depois lave na água fria em uma peneira e deixe escorrer.
Corte as mangas em tiras largas ou em cubos. Reserve.
Em uma frigideira com manteiga adicione as amêndoas até dourar.
Monte a salada com a manga, cebola e amêndoas. Tempere com limão, sal e azeite. Decore com salsa e pimenta rosa (opcional).

Salada de Camarões com Manga Agridoce

Ingredientes
Folhas de rúcula (de preferência baby, aquelas folhinhas menores)
2 cogumelos paris grande em fatias
2 colheres de sobremesa de manga picada em pedacinhos pequenos
4 cubos de manga (para o espetinho, como os da foto)
4 camarões rosa grandes
1 dente de alho picado
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
1/2 colher de chá de pimenta dedo de moça picada
1 limão siciliano
Azeite de oliva extra-virgem
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de mel

Para o molho:
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 limão siciliano (suco)
1/2 laranja pera (suco)
1/2 colher de chá de gengibre ralado
Salsinha e ciboulette picados

Modo de Fazer:
Para o molho: Misturar todos os ingredientes e incorporá-los com um fouet, batendo.

Para a salada:
Em uma frigideira, grelhar os 4 cubos de manga com o açúcar mascavo e quando já estiver derretido, acrescentar o mel. Reservar.
Em outra frigideira, colocar 4 colheres de sopa de azeite de oliva, 3 colheres de sopa de suco de limão siciliano, raspa de limão e pimenta dedo de moça. Grelhar os camarões. Cortar dois dos camarões em pedacinhos. Arrumar nas taças as folhas de rúcula, colocar as fatias de cogumelo e por cima um camarão picado e a manga. Cobrir com o molho por cima. Em um palito comprido, colocar um cubo de manga grelhada, um camarão inteiro e outro cubo de manga grelhada. Colocar dentro da taça e servir.

Salada de Rúcula e Batatas com Tagliata (filet selado)

Ingredientes (para 2 pessoas):
4 medalhões de filet
10-12 batatas bolinha
Rúcula (cerca de 50g)
1 colher de chá de mostarda 
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de alcaparra (não usei pois meu marido não é fã, mas se não tiver restrições, vá em frente!)
3 colheres de sopa de azeite de oliva (se tiver um aromatizado, melhor ainda! Usei um aromatizado com manjericão)
1 colher de sopa de estragão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Cozinhar a batata em água por cerca de 20 minutos. Escorrer e deixar esfriar. Selar os filets em uma grelha já pré-aquecida com um pouquinho de azeite, por 2 a 3 minutos cada lado, dependendo do ponto da carne desejado. Temperar com sal e pimenta e reservar depois de selados.
Cortar as batatas ainda quentes ao meio e misturar com a mostarda, vinagre, alcaparras, azeite e estragão.
Cortar o filet em fatias bem fininhas (o mais finas que conseguir) e acrescentar à salada. Juntar a rúcula e temperar com sal e pimenta do reino.

Mais sobre Emilia Lobato:

Formada em administração de empresas, com especialização em marketing e vendas, Emília Lobato enfrentou diversas mudanças em sua vida. Trabalhou na área de vendas, foi gerente na Villa Daslu por algum tempo, até resolver montar seu próprio negócio. Sempre apaixonada por gastronomia, no final de 2011, viu a chance de realizar seu sonho, criando algo onde pudesse dar dicas sobre organização de casa, com dicas de receitas. À partir daí, iniciou o blog CozinhaTudo e sua página no Facebook, alcançando mais de 500 mil seguidores. Com o grande sucesso de suas mídias sociais, Emília viu a necessidade de melhorar os engajamentos e decidiu postar vídeos ao vivo, com receitas deliciosas, diferenciadas e práticas, feitas em sua casa e testadas por sua família e amigos, atraindo ainda mais fãs para o seu trabalho.

Para fortalecer ainda mais seus conhecimentos, no ano de 2014, participou de um curso, na renomada Le Cordon Bleu, em Londres, aprendendo novas técnicas e explorando ingredientes desconhecidos à culinária brasileira.

Além de realizar o sonho de se tornar uma culinarista de sucesso, também proporciona isso a muitas outras pessoas, que acompanham o desenvolvimento de seu trabalho e sempre estão em busca de dicas e novas receitas de Emília. Para facilitar a aproximação com seu pubico, criou seu próprio aplicativo, facilitando a vida de quem adora cozinhar, com dicas e receitas diversas. Além disso, em breve, quem tiver o App também poderá adquirir cupons de descontos e oportunidades exclusivas, em produtos usados por ela, em seus vídeos.

Mais sobre Cecilia Padilha:

Administradora, com MBA pela Swiss Business School, escreve o site www.yeswecook.com.br há 7 anos com foco em gastronomia, viagens, kids, esportes, beleza e lifestyle. Depois de mais de 15 anos no mercado financeiro, decidiu abrir mão do estresse e da pressão em busca de qualidade de vida. Participante da 1ª temporada do Masterchef Brasil, teve destaque pela quantidade de vitórias em provas da competição. Colunista da Revista do Gramado, focada no mercado de luxo para o interior de São Paulo

Mais sobre Karol Coelho:
Karol Coelho CRN 45318/ Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, Coach formada pela Sociedade Latino Americana de coaching.

Fonte: Ana Lima Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club