Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Já começou a avaliação de 590 rótulos inscritos na Copa Cerveja Brasil, em Brasília (DF)

Mais de 50 juízes serão responsáveis pela análise, que segue até sábado (20). O concurso é o primeiro exclusivo para marcas independentes e tem a participação de 171 cervejarias. Foto: Bruno Dupon

A capital federal está sendo palco até sábado (20) de uma competição diferente. A Copa Cerveja Brasil reúne em Brasília (DF) mais de 50 sommeliers e profissionais ligados ao mercado cervejeiro do Brasil – e também do exterior – para avaliar 590 rótulos diferentes. Ao todo, 171 marcas estão participando do primeiro concurso exclusivo para os negócios independentes do país, realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

São mais de 100 estilos concorrendo aos prêmios. Entre eles, o IPA é o que tem mais representantes, com 53 amostras. São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os locais com mais marcas inscritas, respectivamente. Ao todo, 16 estados estão participando da Copa Cerveja Brasil.

A premiação acontece no sábado (20), no Galpão da Corina Cervejas Artesanais, a partir das 17h. O evento é aberto ao público e os ingressos estão à venda no link http://bit.ly/CopaCervejaBrasil-Ingressos.

Sobre a avaliação
O julgamento é feito por categorias. As cervejas devem apresentar características sensoriais correspondentes ao estilo que foram inscritas. A avaliação é feita às cegas e os juízes têm acesso somente às amostras que farão a análise. Os quesitos levados em consideração são: aparência, aroma, sabor e observações gerais – que é a opinião do degustador sobre o rótulo. Após o término da avaliação, as amostras com as melhores notas são novamente analisadas para a definição das cervejas premiadas. Igor Puorro é o responsável técnico do julgamento.

Para Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a Copa Cerveja Brasil é uma oportunidade para as marcas independentes. “Além de trazer visibilidade para os negócios, os rótulos são avaliados por profissionais de renome no mercado e ter esse feedback é importante para que se cresça em qualidade”, afirma.

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club