Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Cerveja com espuma: bom ou ruim?


A formação ou não do colarinho pode indicar estilo, qualidade da bebida e até resíduos no copo.


Cada um que utilize de uma técnica para não deixar a espuma da cerveja se formar. Evitar copos de plástico ou descartáveis, inclinar a taça ou até mesmo colocar o dedo indicador dentro da bebida são as mais conhecidas. Mas, será mesmo que o famoso colarinho é inimigo da boa cerveja? De acordo com especialistas cervejeiros, além de ser essencial, a espuma é um indicador de que o processo de fabricação foi feita de maneira correta.

Alguns estilos são mais propícios a formar o colarinho. “É mais comum, principalmente, nas cervejas de estilo belga, agregando valor não apenas ao sabor, como também ao visual da bebida”, explica um dos sócios da cervejaria artesanal DeBron Bier, Thomé Calmon. A espuma é formada graças à presença do CO2 (gás carbônico), mas outros fatores também influenciam. “As cervejas que mais têm proteínas são as que mais formam colarinho, como as que são feitas de trigo”, explica Thomé.

A espuma é responsável por manter o sabor característico do estilo, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. “Por isso que para as cervejas artesanais o colarinho é muito importante, já que o intuito é proporcionar interação entre todos os sentidos. A espuma faz parte da degustação”, ressalta Thomé Calmon.

Certos copos chegam a facilitar a formação do colarinho, como os copos Weiss, feitos especialmente para as cervejas de trigo, a Weizen. Cervejas que não formam espuma podem estar com defeito de fabricação. Copos mal lavados ou com resíduo de detergente, gordura e até batom também podem atrapalhar a formação da espuma.

DeBron Bier

Estrada da Batalha, 1832, Galpão C / Jardim Jordão – Jaboatão dos Guararapes 
Telefone: 3342 4087
Segunda a sexta: 07 às 17h / Sábado 07 ás 12h

Fonte: 4 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club