Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Bebe cerveja muito depressa? A culpa pode ser do copo


Se muitos amantes de cerveja brincam culpando o copo pela rapidez com que a bebida desaparece, alegando que pode estar "furado", um estudo britânico defende que o formato dos copos em que a bebida é servida pode mesmo influenciar a rapidez com que se bebe. Os investigadores da Universidade de Bristol também defendem que a utilização de copos com marcas que identificam o volume do líquido pode fazer com que o seu consumo seja mais lento.

Durante o estudo, 160 homens e mulheres sem historial de problemas com álcool foram divididos em dois grupos e convidados a beber cerveja através de copos diferentes. Um dos grupos utilizou copos com vidros curvos e com marcas que indicavam o quarto, o meio e os três quartos do volume da cerveja. No outro grupo, o mesmo formato de copo não apresentava as indicações de quantidade. Os resultados mostraram que, enquanto o primeiro grupo demorou mais de 10 minutos a beber a cerveja, o segundo demorou cerca de 9.

Outro dos exercícios desenvolvidos permitiu concluir que se bebe mais depressa quando o copo utilizado tem as superfícies curvas. Três estabelecimentos foram acompanhados durante duas semanas, de modo a avaliar de que modo o consumo de álcool variava consoante os copos utilizados. Quando os bares serviam cerveja em copos de superfícies retas, o consumo descia.

David Troy, um dos investigadores, defende que "pequenas medidas como o formato do copo ou as marcas de volume podem ajudar as pessoas a perceber melhor a quantidade de álcool que estão a ingerir", contribuindo para um consumo mais lento. 

Os investigadores consideram no entanto que estes são resultados preliminares, uma vez que a amostra de estabelecimentos era reduzida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club