Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Barbearia em estilo retrô no Méier oferece chope e petiscos a clientes

Decoração na galeria do Impertator é inspirada no Rio de Janeiro dos anos 30


Barbearia do Zé no Méier
Cortes a R$ 35 atraem público em busca de um novo look - Agência O Globo / Guilherme Leporace

RIO — Logo na entrada, o cliente ganha um chope e recebe uma comanda. Com ela, pode escolher um dos 15 rótulos de cervejas artesanais e uma das seis ofertas de petiscos. Apesar do aspecto de boteco, reforçado pela decoração inspirada no Rio de Janeiro dos anos 30, todas essas opções estão disponíveis em uma barbearia do Méier. Inaugurada no fim de maio na galeria do Imperator, a Barbearia do Zé tem se tornado um ponto de resistência do universo masculino no bairro.

Concebido pelos amigos Hugo Paiva e Thiago Reis, o primeiro barber shop da Zona Norte pretende ser mais do que um simples local para cortar cabelo e fazer a barba.

Os sócios Thiago e Hugo celebram aceitação do negócio - Guilherme Leporace

— Temos televisões aqui, onde reunimos a torcida para ver a decisão da Liga dos Campeões da Europa, e temos wi-fi. Esperamos atrair o público do happy hour e aqueles que pretendem fechar negócios em um ambiente agradável — afirma Hugo Paiva, de 27 anos.

O nome da barbearia é uma homenagem ao já falecido avô de Thiago Reis, de 30 anos, com quem, na infância, o empresário se acostumou a frequentar estabelecimentos do gênero. Estimulados pelo negócio, nos últimos tempos, ele e o sócio mudaram o visual e deixaram crescer os pelos no rosto.

— O Hugo sempre usou barba, mas eu deixei a minha crescer para entender melhor o público e para fazer também parte desta cultura. Nossa estratégia é atrair também o público jovem para um ambiente que ele não frequenta mais — afirma Thiago.

Ele e o sócio cogitaram restringir o acesso feminino ao espaço, para manter um aspecto exclusivo:

— Pensamos em deixar na entrada um aviso, dizendo que mulheres eram bem-vindas por cinco minutos, mas receamos que isso pudesse reduzir a frequência dos maridos e mudamos de ideia. No entanto, não cortamos cabelo de mulheres — reconhece.

Mas, mesmo para essa regra, há exceções: a sambista Marti’nália foi uma das primeiras famosas a visitar a casa, e aparou as madeixas.

Apesar da arquitetura retrô, a barbearia oferece o que há de mais moderno no mercado. Vestidos como Carlitos, de Charles Chaplin, os barbeiros sugerem sempre um visual mais moderno.

— Sempre sugerimos algo diferente, para surpreender a patroa, mas depende da ousadia do cliente, que precisa topar. Faremos sempre o que ele decidir — explica Thiago.

SERVIÇO

A Barbearia do Zé fica na Rua Dias da Cruz 170 , loja G, Méier. Funciona de terça a domingo, 10h às 22h. Informações pelo telefone 3518-1859.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club