Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Degusta Beer & Food - Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja

  


Ontem dia 18 de julho, último dia do evento foi realizada a final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja. Cinquenta sommeliers foram classificados para o Mundial, seis participaram da finalíssima, dentre os quais dois brasileiros, Rodrigo Sawamura e André Soares Rodrigues, que ficaram em quarto e quinto lugares respectivamente. 

A Classificação para a Final

A etapa final foi dividida em cinco fases, onde a primeira consistiu num teste às cegas de oito tipos de amostras de cerveja. Na segunda os candidatos foram submetidos a uma prova teórica. Em seguida, um teste de reconhecimento de "flavors", ou seja, aromas desejáveis na cerveja. Após esta fase, foram selecionados os três primeiros classificados para a grande final.

Veio a repescagem e a chance para mais dois chegarem a final. Nesta quarta prova, todos tiveram que descobrir tanto o estilo, bem como o rótulo da cerveja. A quinta e última prova foi de harmonização e definiu o sexto classificado para a final.

A Final

Os seis finalistas tiveram a disposição três estilos de cervejas para fazer a apresentação do rótulo, descrição da cerveja e sugerir tipos de harmonização para a mesma. As garrafas só foram reveladas quando da entrada do candidato para a realização da prova. As cervejas escolhidas pelos primeiros sommeliers eram substituídas por outro rótulo diferente.

André Soares Rodrigues no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja
O brasileiro André Soares Rodrigues em sua apresentação.

 Cada um deles entrou espaço montado para a final, no interior do pavilhão do Expo São Paulo, onde ocorria simultaneamente a feira Degusta Beer & Food, de forma triunfal por um tapete vermelho ao som de sua trilha sonora preferida.

Um dos juízes do Campeonato analisando uma das amostras.

 E deu Itália! O italiano Riva Simonmattia venceu a disputa. Ele dirige um pub em sua cidade natal, Bergamo. A competição foi organizada pelo Doemens Akademie, renomado instituto alemão de formação de sommeliers de cerveja. 

Irina Zimmermann no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja
Irina Zimmermann, representando as mulheres no Campeonato

Em segundo lugar ficou o alemão Frank Lucas. A única representante feminina no campeonato, Irina Zimmermann, ficou na terceira posição. O brasileiro Rodrigo Sawamura ficou em quarto lugar. Empatados em quinto lugar, o suíço Roger Brügger e o brasileiro André Soares Rodrigues ficaram.

Riva Simonmattia, campeão do Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja
O grande vencedor da noite, o italiano Riva Simonmattia

Parabéns aos brasileiros que conseguiram chegar até a final. Ficar entre os seis melhores do mundo é um feito e tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club