Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 12 de julho de 2015

Westmalle Dubbel - Degustação nº 273

Trappisten van Westmalle

A abadia foi fundada em 1794, mas a comunidade não foi reconhecida como uma abadia trapista até 22 de abril de 1836. A abadia é famosa por sua vida espiritual e sua cervejaria , que é uma das poucas cervejarias e fábricas de queijo trapistas de mundo. Os três pilares da vida no mosteiro trapista são vida dedicada à oração, a vida dedicada à comunidade e vida dedicada ao trabalho.

Cervejaria: Trappisten van Westmalle
Origem: Bélgica
ABV(%): 7
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de cor castanho escuro, com tons avermelhado, corpo turvo e calmo. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação e média duração, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo de forma leve, tostado, cassis e frutas escuras maduras. Com os 7 % ABV, a percepção do álcool fica evidente ao aproximar o copo do nariz, mas não atrapalha o conjunto. O sabor é  adocicado e remete a caramelo, groselha preta, frutas escuras e leve amrgor proveniente do lúpulo. 

O aftertaste é duradouro, prevalecento a sensação de dulçor sobre o leve amargor. O corpo médio, além da pequena rescência conferem de certo modo mediano drinkability a esta cerveja, que possui um pouco de adstringência e textura oleosa. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Ótima cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club