Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cachaças artesanais e cervejas especiais fazem de Minas uma fonte rica e única

Cachaças artesanais e cervejas especiais fazem de Minas uma fonte rica e única Falke Bier
Além de administrar a Falke Bier, Marco Falcone dá aulas sobre cerveja

Por Frank Martins

“Quando o Brasil criar juízo e se tornar uma potência mundial, será a cachaça, e não o uísque, a bebida do planeta”, já disse o jurista Sobral Pinto. Tendo essa frase como base, podemos dizer que Minas é a potência a ser seguida dentro do país. Por ser uma bebida polivalente, além de companheira, ela também atua na culinária mineira como parte de vários pratos e agregando sabor às massas, flambados, salgados ou doces e encorpando molhos e ensopados.

Não é preciso ser um grande mestre da culinária para aproveitar, com arte, toda a versatilidade da cachaça. Basta uma dose de criatividade para descobrir novos sabores e combinações.

A apenas 42 quilômetros de BH, o Vale Verde, em Betim, é um Parque Ecológico que mistura beleza, cultura, lazer, e o alambique da cachaça de mesmo nome. “Aqui, nós preparamos a cachaça seguindo ainda o processo artesanal e de modo sustentável. O visitante pode acompanhar a produção desde a moagem, passando pela fermentação, terminando na destilação e no envelhecimento”, conta a gerente de marketing Jackeline Pereira.

Com legislação própria, Minas é líder na produção de cachaça de alambique. São cerca de 8.500, que produzem cerca de 250 milhões de litros por ano (mais de 50% da produção nacional).

Bélgica Brasileira

Quando Marco Falcone começou a fabricar suas cervejas na cozinha de casa, torrando malte na forma de pizza, ele nem imaginava que estava ali iniciando um movimento que hoje parece não ter mais volta.

Premiado durante a Semana da Gastronomia Mineira com o prêmio Eduardo Frieiro, por representar a cerveja no cenário gastronômico do Estado, Falcone se diz lisonjeado com o reconhecimento e afirma que hoje trabalha para repassar conhecimentos.

Entre os vários exemplos de sucesso cervejeiro na região, os irmãos José Felipe e Tiago Carneiro, da Wäls, que ganharam recentemente medalha de ouro na World Beer Cup, seguem produzindo brejas com forte ligação com a culinária mineira.

Fonte: Hoje em dia - R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club