Sabores e aromas diferentes conquistam o paladar do consumidor. Brasil tem cerca de 300 microcervejarias.
Muitos setores estão patinando com a crise e com as vendas em queda. Mas um segmento ainda novo no Brasil, o de cervejas artesanais, está em plena expansão. Uma feira, em São Paulo, mostra que a cadeia produtiva desse setor se beneficia e cresce com o interesse cada vez maior de novos empreendedores.
Os aromas e sabores de cervejas, digamos, diferentes conquistam o paladar do consumidor logo no primeiro gole.
“É sempre um aroma, uma cor diferentes e, em geral, maravilhoso”, diz Isis Amorim, técnica cervejeira.
Essa sede do consumidor por novos aromas e sabores tem incentivado empreendedores a entrar no universo da cervejas especiais. Hoje o país tem cerca de 300 microcervejarias, e ao contrário da economia, que anda devagar, esse segmento está com o copo cheio, não vê crise e não para de crescer.
O maior fornecedor de maltes do país montou uma equipe apenas para atender as microcervejarias.
“De 2013 pra 2014 cresceu 23%. Para 2015 nós projetamos um crescimento de 20%”, conta Rafael Mattes, coordenador da Agrária.
Com a alta do dólar e dos impostos de importação, outro fornecedor de insumos e equipamentos aumentou o leque de produtos para as cervejarias. Um deles é a máquina que envasa a cerveja em garrafas pet.
“Isso fez com que a gente não fosse afetado pela própria crise e conseguimos a ajudar as próprias cervejarias a ter outros negócios, além de só fazer cerveja”, explica o diretor da WE Consultoria, Leandro Emmel.
Quem quiser comprar máquinas para a produção de cervejas desse fabricante vai ter que esperar uma pouco mais.
“Nós temos o ano de 2015 já garantido, pedidos até o ano de 2016. Obviamente o fomento desse negócio passa pelo BNDES. Se o BNDES colaborar, ajudar, esse segmento continua crescendo”, conta o diretor da Egisa Volmir Gava.
Marcelo e outros sócios já têm uma marca de cerveja. Mas a produção é feita em cervejarias de terceiros. O planejamento agora é comprar os equipamentos e montar uma fábrica própria.
“Os custos diminuem, da produção. Nós temos uma maior flexibilidade na produção e podemos aumentar mais rapidamente a escala de produção”, diz Marcelo Bonato, sócio da Suméria.
Quem já está no mercado dá a receita para quem deseja empreender com sucesso.
“Eu creio que é você focar, ter a paixão naquilo que você faz. A cerveja, para quem faz, é uma paixão”, aconselha Márcio Secafin, cervejeiro da Brotas Beer.
Fonte: G1
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