Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Novos empreendedores alavancam o segmento de cervejas artesanais

Sabores e aromas diferentes conquistam o paladar do consumidor. Brasil tem cerca de 300 microcervejarias.



Muitos setores estão patinando com a crise e com as vendas em queda. Mas um segmento ainda novo no Brasil, o de cervejas artesanais, está em plena expansão. Uma feira, em São Paulo, mostra que a cadeia produtiva desse setor se beneficia e cresce com o interesse cada vez maior de novos empreendedores.

Os aromas e sabores de cervejas, digamos, diferentes conquistam o paladar do consumidor logo no primeiro gole.

“É sempre um aroma, uma cor diferentes e, em geral, maravilhoso”, diz Isis Amorim, técnica cervejeira.

Essa sede do consumidor por novos aromas e sabores tem incentivado empreendedores a entrar no universo da cervejas especiais. Hoje o país tem cerca de 300 microcervejarias, e ao contrário da economia, que anda devagar, esse segmento está com o copo cheio, não vê crise e não para de crescer.

O maior fornecedor de maltes do país montou uma equipe apenas para atender as microcervejarias.

“De 2013 pra 2014 cresceu 23%. Para 2015 nós projetamos um crescimento de 20%”, conta Rafael Mattes, coordenador da Agrária. 

Com a alta do dólar e dos impostos de importação, outro fornecedor de insumos e equipamentos aumentou o leque de produtos para as cervejarias. Um deles é a máquina que envasa a cerveja em garrafas pet.

“Isso fez com que a gente não fosse afetado pela própria crise e conseguimos a ajudar as próprias cervejarias a ter outros negócios, além de só fazer cerveja”, explica o diretor da WE Consultoria, Leandro Emmel.

Quem quiser comprar máquinas para a produção de cervejas desse fabricante vai ter que esperar uma pouco mais.

“Nós temos o ano de 2015 já garantido, pedidos até o ano de 2016. Obviamente o fomento desse negócio passa pelo BNDES. Se o BNDES colaborar, ajudar, esse segmento continua crescendo”, conta o diretor da Egisa Volmir Gava.

Marcelo e outros sócios já têm uma marca de cerveja. Mas a produção é feita em cervejarias de terceiros. O planejamento agora é comprar os equipamentos e montar uma fábrica própria.

“Os custos diminuem, da produção. Nós temos uma maior flexibilidade na produção e podemos aumentar mais rapidamente a escala de produção”, diz Marcelo Bonato, sócio da Suméria.

Quem já está no mercado dá a receita para quem deseja empreender com sucesso.

“Eu creio que é você focar, ter a paixão naquilo que você faz. A cerveja, para quem faz, é uma paixão”, aconselha Márcio Secafin, cervejeiro da Brotas Beer.

Fonte: G1

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Ninkasi Beer Club