Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Como são pensados os trajes da Oktoberfest de Igrejinha

Como são pensados os trajes da Oktoberfest de Igrejinha
Soberanas da 28ª Oktoberfest de Igrejinha/RS com o traje de passeio (Foto: Juliano Arnold / Divulgação)

A região alemã do Hünsrick e a Era Vitoriana foram as inspirações das vestes


Em uma festa para celebrar as tradições germânicas, não só a gastronomia e a bebida merecem destaque. As roupas da corte também são cuidadosamente planejadas. É o caso da 28ª Oktoberfest de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. As vestes dos representantes do evento receberam tratamento especial na concepção sob a responsabilidade de Débora Mohrbach, em parceria com a empresa Rewil Trajes.

A inspiração das roupas veio da união dos traços simples dos trajes usados pelos alemães da região do Hünsrick – responsáveis pela colonização de Igrejinha por volta de 1847 – com o exagero da Era Vitoriana. “Os imigrantes do Hünsrick tinham vestuário simples, porém com detalhes charmosos, e as cores bases eram preto, branco, vinho e azul. Enquanto na Era Vitoriana a roupa destacava a silhueta, o corpete em ponta e muito exagero em aviamentos e tecidos”, explica o sócio da Rewil Trajes, Wilney Haberkamp.

Para a festa – que ocorre de 16 a 25 de outubro - foram elaborados cinco modelos diferentes de trajes: um passeio e um oficial para as Soberanas, com pequenos detalhes que diferenciam a Rainha das Princesas; um oficial para a Mädchen e o Bubchen e um traje oficial para a Seniorin. “Todos os trajes estão interligados para que a corte seja identificada rapidamente. Usaremos a mesma inspiração, seguindo traços, bordados e tonalidades”, comenta Débora Mohrbach.

Como são pensados os trajes da Oktoberfest de Igrejinha
Croqui do traje de passeio da corte (Imagem: Divulgação)

O traje passeio do trio de Soberanas foi divulgado no final de maio e vem sendo usado pela Rainha e Princesas para divulgação da festa. Os vestidos, compridos até o joelho, são feitos em veludo azul escuro e trazem detalhes bordados em dourado e preto. Além do vestido, o traje de passeio das soberanas inclui também um chapéu.

Conhecidos do público, os trajes do Bubchen e da Mädchen serão revelados no dia 28 de junho durante mais uma edição do projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, e também seguem o padrão de cores, tecidos e detalhes. O traje oficial das Soberanas será apresentado no dia 30 de agosto, durante o “Festival Folclórico”.

Serviço:
O que: 28ª Oktoberfest de Igrejinha
Quando: de 16 a 25 de outubro de 2015
Onde: no Parque de Eventos Almiro Grings

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club