Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 11 de julho de 2015

Festival busca colocar Belo Horizonte na rota internacional da cerveja

Festival busca colocar Belo Horizonte na rota internacional da cerveja

Não apenas um encontro de breja, mas sim uma verdadeira imersão no mundo da cerveja artesanal. Essa é a proposta do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), divulgado nesta sexta-feira (10), e que vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de agosto, na Lagoa dos Ingleses, no Espaço Csul.

Além de valorizar a cultura cervejeira mineira, com palestras, workshops, debates, cursos, oficinas, certificações e degustações, a primeira edição do FICC vai homenagear e fazer um intercâmbio cultural com as cervejas da Inglaterra.

"Tradicionalmente e historicamente a produção de cerveja é dividida em rótulos belga, alemão e inglês. Inicialmente, os ingleses não usavam lúpulo. Ao lado do whisky, a cerveja é considerada a bebida local. Junto com os norte-americanos, os ingleses estão inovando muito na fabricação de cerveja. Como o Brasil está seguindo essa vertente, será muito importante esse intercâmbio. Vamos trazer dois palestrantes para ministrar um seminário e para produzir uma cerveja colaborativa", explica o mestre-cervejeiro Marco Falcone.

Dando boas-vindas ao Comitê Olímpico Inglês, que terá sua sede em Belo Horizonte e Nova Lima, o evento contará com uma decoração que remete ao típicos Pubs da terra da rainha.

"A projeto desde o início é ser inovador. Estamos trazendo cervejas e cervejeiros de fora. O que costumamos ver na maioria dos eventos é que as pequenas cervejarias têm pouco espaços e os cervejeiros caseiros quase nenhum. Para ter uma concorrência justa padronizamos a divulgação dentro do espaço, como a plotagem dos stands", conta um dos organizadores do evento Diogo Kfoury.

Durante os três dias de cerveja, rock, cultura e negócios, a produção do festival espera atingir um público de mais de 10 mil pessoas.

"Vamos fazer um dos melhores eventos do gênero no país. A proposta nossa vai além do consumo de cerveja. Queremos proporcionar a geração de negócios no ramo cervejeiro. Expectativa é colocar Minas na rota da cerveja artesanal internacional", afirma Monalisa Rodrigues.

Contando com a Lagoa dos Ingleses como pano de fundo, a estrutura apresentada pela organização conta com 52 stands de cerveja artesanal, 8 stands dedicado à divulgação da cultura mineira, 30 caixas para compra de fichas, totens de auto-atendimento, espaço kids com monitores, 2 praças de alimentação - sendo uma para restaurantes e outra para food-trucks, além de um típico Biergarten.

Os ingressos para o Festival Internacional de Cerveja e Cultura começam a ser vendidos no final de julho no valor de R$ 25 por dia ou R$ 50 o passaporte para os três dias de evento. Pensando no lado social e responsável, a organização do evento vai fornecer transporte saindo da Savassi e do BH Shopping para quem comprar as entradas para o festival cervejeiro.

Fonte: Hoje em Dia

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Ninkasi Beer Club