Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cerveja e chocolate: diversidade de sabores pede dicas de harmonização



Os chocolates são largamente consumidos no Brasil, e cada vez mais vêm em diferentes tipos e sabores, assim como as cervejas – há uma tendência crescente de criação de cervejas premium, com sabores mais refinados e fortes. Descobertos acidentalmente e feitos através da fermentação, a cerveja e o chocolate podem fazer boa harmonização, pois apresentam delicado equilíbrio de sabores doces e amargos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), nosso país é hoje o quarto maior produtor mundial de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

Para que a cerveja seja devidamente apreciada com o doce é necessário considerar os aromas e sabores provenientes dos maltes – enquanto que para harmonizar com os queijos procura-se considerar o lúpulo – e seguir indicações como as da beer sommelier Amanda Reitenbach.

— Dê mordidas pequenas no chocolate, mastigue bem e tenha certeza que ele se dissolveu por completo. Neste ponto, o chocolate está pronto para receber a cerveja — explica.

Embora não existam regras, é interessante começar com os sabores mais suaves e gradualmente experimentar sabores mais fortes, para que seja possível notar os tons dos diferentes tipos de cerveja. Os estilos mais indicados são as cervejas escuras como o tipo Stout, Porter, Schwartz (que apresentam notas de café, tostado, chocolate), Ale Belga (que tem destaque para os aromas caramelados, adocicados e frutados), Lambic (cerveja mais ácida), e também o Fruit Lambic, que tem adição de frutas em sua composição.

Confira algumas sugestões de harmonização feitas pela especialista:

• Chocolate meio amargo e cerveja estilo Stout doce
Esse tipo de chocolate tem um grau de amargor mais elevado que o comum. As notas torradas dos maltes das Stouts doces vão contrastar com este amargor.

• Chocolate ao leite e cerveja estilo Dubbel
Esse é um chocolate mais doce, com notas carameladas. A Dubbel é um estilo de cerveja da Bélgica com sabor pronunciado de caramelo e notas de frutas secas, que vão de encontro com o caramelo do chocolate ao leite.

• Chocolate branco e cerveja estilo Tripel
O chocolate branco clássico é doce e amanteigado. A cerveja do estilo Tripel, originária de abadias cervejeiras belgas, possui uma cor dourada, corpo médio, aroma de lúpulo sutil e aromas cítricos e frutados. A alta carbonatação dessa cerveja ajuda a quebrar a gordura do chocolate e eleva os sabores do conjunto.

• Trufas de chocolate e cerveja estilo Strong Dark Ale
A harmonização pode variar muito dependendo do recheio da trufa. Como sugestão para harmonizar com boa parte das trufas tem-se a cerveja do estilo Strong Dark Ale, que é uma cerveja de potencial alcoólico mais elevado e possui aromas de frutas secas.

Sobremesas com chocolate:

• Cheesecake e pudim
Fruit Lambic e Strong Ale.

• Brownie e petit gateau
Stout e Porter.

• Outras sobremesas com chocolate
Strong Dark beer, Stout, Porter e Belgian Strong Ale.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club