Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Instituto da Cerveja Brasil lança seu primeiro curso online

Dia 21 de fevereiro, maior escola de ensino cervejeiro da América Latina, estreia metodologia digital, com módulo de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais

O Instituto da Cerveja Brasil, maior escola voltada ao ensino cervejeiro da América Latina, anuncia no dia 21 de fevereiro, a estreia de mais um projeto inédito, que promete disseminar e facilitar o acesso ao quinto elemento da cerveja, o conhecimento. A partir da data, o ICB abre inscrições para seu novo modelo de curso: online, ideia nascida para aproximar e viabilizar o aprendizado de entusiastas que estão longe das grandes cidades ou mesmo não tem flexibilidade de horários. O primeiro módulo, com metodologia inteiramente digital é o de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais, que tem em sua essência a acessibilidade inclusive no valor de investimento, especial de lançamento, R$99.

Durante as 9 horas de aulas, ministradas em vídeo pela sócia-fundadora, sommelière de cervejas e mestre-cervejeira Kathia Zanatta, os inscritos aprendem curiosidades e informações históricas sobre o imenso universo da cerveja, sempre de maneira leve e descontraída. A proposta é começar o trabalho de formação dos consumidores, para que os participantes compreendam o conceito de consumo de qualidade e ao final, estejam capacitados a selecionar de maneira adequada e consciente as suas cervejas.

Entre os tópicos abordados, que podem ser assistidos no ritmo adequado para cada um, as aulas tratam de temas como técnicas de degustação, processo de produção, diferenciação entre cervejas especiais e mainstream, curiosidades do mercado, as tradições das escolas e até mesmo introdução à teoria da harmonização.

“O ICB surgiu com o objetivo de difundir a cultura cervejeira pelo Brasil, por meio do conhecimento, capacitar e conscientizar tanto profissionais da área, como os consumidores. Ao longo destes oito anos, crescemos, assim como o mercado de cervejas especiais e chegamos às grandes cidades do país. O curso online de Introdução, foi um projeto que idealizamos e cuidamos com carinho, enxergarmos como grande oportunidade para alcançarmos entusiastas e interessados que estão distantes geograficamente ou tem agenda complicada. Mesmo com aumento do número de microcervejarias e dedicação de muitos profissionais, ainda temos um longo percurso pela frente. E uma das maneiras de fortalecer os pilares e contribuir para a ampliação e fortalecimento do setor Craft, é a formação dos consumidores, é preciso despertar o interesse e consciência, compartilhar conhecimento e informações sobre a cerveja, uma das bebidas mais populares do mundo.” Afirma Estacio Rodrigues, sócio-proprietário e diretor do Instituto da cerveja Brasil.

As inscrições podem ser feitas através do site www.institutodacerveja.com.br , não é necessário qualquer tipo de formação e cada participante recebe um certificado ao final do programa.

Sobre o Instituto da Cerveja Brasil:

Aberto em 2010, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira escola de ensino cervejeiro, voltada à formação de Sommeliers de cerveja no país. Fundada por Kathia Zanatta, a 1ª sommelière de cervejas do Brasil, formada pela prestigiada Doemens Academy, na Alemanha, junto a Alfredo Ferreira, também Mestre-Cervejeiro pela mesma escola, e o empresário Estacio Rodrigues. A instituição, com sede de 500 metros quadrados no bairro de Moema, em São Paulo, oferece cursos, dos introdutórios aos profissionalizantes, e atua em outros cinco Estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Instituto, que possui hoje em seu portfólio mais de dois mil alunos formados, participa ativamente da difusão e da consolidação da cultura cervejeira no mercado nacional e criou, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers, o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, a mais importante competição do segmento no país. Em 2015, a escola recebeu o aval de uma das mais reconhecidas universidades do setor cervejeiro, a alemã Weihenstephan, para o curso de Tecnologia Cervejeira.

Instituto da Cerveja Brasil
Endereço: Avenida dos Carinás, 417
Telefone: (11) 5097 9497
@institutodacerveja

Fonte: Birra Comunica / Mariana Buck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club