Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Conheça a "Nostra Casa Della Birra" da Cervejaria Noi


Inaugurada no dia 07 de novembro a casa que fica no bairro de Itaipu em Niterói, tem capacidade para 150 pessoas e funciona de terça até domingo, a partir das 12h. Projetada pela arquiteta Luciana Bittencourt. 

Antes o restaurante Noi Gastronomia Itaipu e a Fábrica ficavam no mesmo lugar, mas não havia sinergia. "Apesar dos toneis na fachada chamarem atração e o restaurante ter nossas cervejas, não era um ambiente cervejeiro. Agora, queremos propor uma experiência intimista, acolhedora e que une tanto a gastronomia quanto a cervejaria. Foram usados muito materiais de demolição e rústicos. Reaproveitamos o resíduo da demolição do restaurante como aterro". Os principais materiais usados foram: Ferro, aço portenho e concreto.

A primeira reunião sobre o projeto aconteceu em março e obra começou em agosto. Neste período foram feitas viagens de referências em fazendas mineiras de café, locais em São Paulo, outras cervejarias e além da Heineken Experience de Amsterdam. A obra inteira durou 66 dias.

Neste mês a marca Noi completa 10 anos (data do primeiro restaurante, Noi São Francisco). 

Principais espaços

Além da nova entrada que foi projetada, a casa conta com Loja de Souvenires, Painel Luminoso com mais de 560 garrafas, Videowall com a história da Noi e da produção das cervejas, desde a colheita das matérias primas até o copo do consumidor. 

Além disso, um Lounge com jardim integrado ao espaço e o Bar com iluminação intimista, mesão comunitário e barris de cervejas envelhecidas suspensos.

Destaque para o Noi Lab – Área de criação de receitas com capacidade de 250 L com possibilidade de observação do público. Estão previstas colaborações com outras cervejarias em um futuro próximo. A Noi Fiorella, mais recente lançamento da marca foi criada no espaço.

Fábrica 
Capacidade máxima de 190 mil litros/mês. 
Atualmente: Cerca de 90 mil litros/mês. 
Mestres Cervejeiros: Guilherme Zanin (Cervejeiro de processos criativos e inovações) e Gilmar Gutbrodt (Desde a fundação na Noi, com mais de 30 anos no mercado cervejeiro). 
Ao todo são 27 tanques. 

Tour Guiado

Ainda me novembro será implementado o projeto de Tour Guiado na Nostra Casa Della Birra. O projeto terá curadoria do Sommelier de Cervejas, Gustavo Renha. A revolução artesanal é nova no Brasil, dessa forma, a melhor maneira de mostrar para o nosso consumidor a qualidade dos produtos, é explicando as etapas do processo, a origem da matéria prima e dedicação da equipe. Além disso, a Noi espera quebrar paradigmas que existem em torno da cerveja, e assim incentivar o turismo local e as tradições cervejeiras. Além de passar um pouco do que é a Noi, o que a união da família construiu até aqui. 

O Tour terá periodicidade quinzenal, para grupos entre 15 e 20 pessoas. As inscrições prévias, o valor e as etapas serão comunicadas pelas redes sociais. Porém, os interessados podem enviar um e-mail para atendimento@cervejarianoi.com.br. O valor do tour será doado para uma instituição de caridade (ainda não definida).

Nostra Casa Della Birra
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964 – Itaipu
Telefone: 21 2709 3939

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club