Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dama Bier Stout - Degustação nº 249


No passado a Stout Porter era uma cerveja robusta, era um sub-estilo da Porter. Com o tempo os dois estilos se separaram e cada um passou a ter características distintas. A Dama Stout é uma interpretação do estilo Foreign Extra Stout, produzida com quatro diferentes variedades de maltes e três tipos de lúpulo, que proporcionam uma sensação complexa e agradável no paladar.

Harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, sobremesas, principalmente aquelas com chocolate, além de ser uma ótima parceira com sorvete de creme ou baunilha. Medalha de prata no I Concurso Brasileiro da Cerveja (Blumenau), no World Beer Awards 2013 (EUA) e no International Beer Challenge 2014 (Inglaterra).

Cervejaria: Dama Bier
País: Piracicaba-SP (Brasil)
ABV(%): 6
Estilo: Dry Stout
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua espuma de cor marrom apresentou formação rasa e de curta duração, com uma justa transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo, café, chocolate e tostado, sendo de forma média. Lupulagem média. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma, tendo amargor conferido pela combinação dos lúpulos e tosta do malte.

O aftertaste é duradouro e amargo. Com corpo médio e rescência leve. A percepção alcoólica é oportuna. Boa cerveja! Representa bem o estilo.

Bebamos!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club