Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 28 de junho de 2015

Schokolade - Degustação nº 260

Cerveja Schokolade

Primeira Stout do Social Beers, site de financiamento coletivo, que utiliza o conceito de crowdfunding. A receita leva 50kg de chocolate suíço (no formato de grãos de cacau tostados e finamente quebrados) em sua composição, adicionados na etapa de fervura e durante a fermentação). 

A cervejaria brasileira nesta parceria é a Cervejaria Blondine (que já realizou as brassagens das nossas Niew-West e Juan Caloto) e que agora participa como cervejaria colaborativa, participando da elaboração da receita. O lúpulo Northern Brewer traz ainda um leve toque de menta e herbal a cerveja.

Cervejaria: Blondine Microbrewery
País: Itupeva-SP (Brasil)
ABV(%): 6,5
Estilo: Sweet Stout
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração preta e opaca. Sua espuma de cor marrom apresentou formação fina e de curta duração, com uma justa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a chocolate, café e tostado. Pequena presença de lúpulo. Presença de álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor acompanha o aroma descrito anteriormente. Bom equilíbrio entre dulçor e amargor, com leve predomínio deste.

O aftertaste foi médio e amargo. Com corpo de leve a médio e rescência pequena, combina com sobremesas e além do chocolate, com sorvete de creme e brownie por exemplo. A percepção alcoólica é oportuna. 

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club