Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O que rolou no Rio Craft Beer Festival

O evento contou com uma forcinha de São Pedro que empurrou o mal tempo pra segunda-feira (Foto: Ninkasi Beer Club)

O Ninkasi Beer Club esteve presente no último sábado, dia 13 de junho, no Rio Craft Beer Festival, evento realizado na Casa Glória. E não poderia ter sido melhor! O dia bonito e ensolarado, porém com temperatura agradável, contribuiu para deixar a cena ainda mais bela. A combinação de boas cervejas, gastronomia, música e o local, um casarão antigo, amplo, com jardim e área verde, que além de belíssimo remete a um clima bucólico, ditaram o tom do evento. 

O espaço amplo e arborizado fez com que todos se sentissem no quintal de casa (Foto: Ninkasi Beer Club)

O evento marca e evidencia a grande união existente entre as micro cervejarias cariocas, bem como o seu crescimento no cenário cervejeiro. Tenho certeza que em breve vai passar a fazer parte do calendário anual dos eventos obrigatórios para quem curte as artesanais.

(Foto: Ninkasi Beer Club)

(Foto: Ninkasi Beer Club)

As cervejarias 2Cabeças, 3Cariocas, Fraga, Hirra de Punta, Hocus Pocus e Three Monkeys fizeram bonito brindando o público com ótimas cervejas, distribuídas em  mais de 10 estilos diferentes. Tive a oportunidade de degustar algumas delas e depois estarei postando a minha opinião sobre cada uma.

As cervejas da 2Cabeças, com destaque para a Rio de Colônia lançada recentemente (Foto: Ninkasi Beer Club)


A cervejaria 3Cariocas levou para o evento a versão engarrafada da IPA NEMA (Foto: Ninkasi Beer Club)

 A cervejaria Fraga com os três estilos (Weissbier, Brown e Belgian Ale) que estarão na 2ª Festa Fraga. Uma melhor que a outra... (Foto: Ninkasi Beer Club)

Hija de Punta, uma lager deliciosa, lupulada e com a cara do Rio! (Foto: Ninkasi Beer Club)

O "laboratório" a céu aberto da Hocus Pocus! Com surpresas e invenções, é claro! (Foto: Ninkasi Beer Club)

A doçura não está só na foto dos três macaquinhos, mas também na ótima Three Monkeys Golden Ale (Foto: Ninkasi Beer Club) 

Além das seis cervejarias anunciadas para o Rio Craft, o evento contou com espaços para matar a fome entre um gole e outro. Tinham barracas estandes do Project Burger, Panelada, Brownie do Luiz, Queijo com Prosa e Bubba Burguer, todos com produtos de encher os olhos e dar água na boca!

(Fotos: Ninkasi Beer Club)

Rolou também uma brassagem ao vivo e a cores realizada pelo pessoal da ACervA Carioca. A cerveja foi uma Brown Ale, campeã do Concurso da ACervA Petrópolis. 

Tivemos ainda duas "palestras", no melhor estilo bate-papo, sendo a primeira com com Daniel Martins e a segunda com Gil Lebre, campeão do último Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja.

(Foto: Ninkasi Beer Club)

 E para não deixar a peteca cair, boa música rolando durante o dia e ao anoitecer show ao vivo com com Pedro Agápio e Marcelo Cebukin.

O organização acertou em cheio quando resolveu limitar o número de ingressos. Desta forma, tivemos um evento agradável, com trânsito fácil, poucas filas e sem confusão. Parecia uma reunião de amigos! Na verdade, creio que este deve ter sido o espírito e a intenção dos envolvidos na concepção do projeto.

Já foi dito que o próximo Rio Craft Beer Festival está sendo formatado. Vamos aguardar (ansiosamente) pelo próximo.

Prost!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club