Música, shows, gastronomia e cultura cervejeira: essa é a fórmula que atrai entusiastas,connoisseurs e empresários do setor à cidade histórica do interior mineiro.
O evento, que ocorre de 19 a 21 de junho, chega com o objetivo de descentralizar a cena cervejeira, que tem ações geralmente restritas às capitais. Atrelada a essa proposta, o palco do evento será plural: o Largo das Forras, praça principal do município. No local, ficarão os expositores e serão oferecidas, gratuitamente, atividades, como apresentações musicais, festins e exposição de curtas. O festival contará com 18 microcervejarias e duas distribuidoras, e abarcará palestras e workshops ministrados por nomes de peso no segmento.
A ideia surgiu após o chef Luiz César Costa, organizador do festival, conhecer sobre a fabricação e participar de alguns encontros cervejeiros. “Percebi que os eventos e cursos ficavam centralizados nas capitais, fazendo com que, para saber mais sobre a arte das cervejas artesanais, fosse necessário se deslocar para esses grandes centros.”, explica. Ele ainda conta que o nome, “TremBier”, foi escolhido em homenagem à Maria Fumaça, e por sua vontade em explorá-la como um espaço gastro-cultural. A locomotiva à vapor faz o percurso entre Tiradentes e São João del-Rei, “e é a menina dos olhos de Tiradentes”, diz.
Na programação estão previstos dois cursos, brassagem e cinco palestras, dentre elas, uma com José Felipe Carneiro, da Wäls (MG), sobre a fusão da fábrica com a Ambev, prêmios e empreendedorismo. Participarão, ainda, profissionais como o mestre-cervejeiro da Falke Bier (MG), Marco Falcone, e a jornalista Fabiana Arreguy, que vai abordar o tema harmonização e comida mineira. Presentes, também, a CONFECE (Confraria Feminina de Cervejas) e a Acerva Mineira. Aos homebrewers, será destinado um espaço para que possam expor suas criações e trocar experiências e receitas, além de poderem adquirir equipamentos para a produção da bebida.
Para participar dos cursos e palestras, é necessário fazer inscrição. Os ingressos variam de R$30 a R$150 e estão disponíveis através deste link.
Confira, abaixo, as microcervejarias confirmadas:
Backer (MG)
Besten (RJ)
Capivaryana (SP)
Coruja (SC)
Crazy Rocker (SP)
Cuesta (SP)
Falke Bier (MG)
Haus Bier (MG)
Krug Bier (MG)
Küd (MG)
Magma (MG)
Mestre das Poções (SP)
Mistura Clássica (RJ)
Providência (PR)
Prússia Bier (MG)
Rasen Bier (RS)
Santa Tulipa (MG)
Sant Bier (SC)
Taberna do Vale (MG)
Cervejas internacionais:
Dead Frog (Canadá)
Estella Galícia (origem espanhola)
Moa Brewing (Nova Zelândia)
North Coast (EUA)
Horny Goat (EUA)
Fonte: Revista da Cerveja
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club