Entrevista realizada no dia 13 de junho de 2015
Local: Casa da Glória - RJ
Evento: Rio Craft Beer Festival
Ninkasi Beer Club: Bernardo, a marca da 2Cabeças é a ousadia, a criatividade e o amor pelo lúpulo. Fale um pouco sobre isto?
2Cabeças: A gente criou uma cervejaria pra sair do lugar comum. A gente não queria nada do que os outros estão fazendo, enfim, a gente buscou essa alternativa até mesmo no modelo de negócio, já que é uma cervejaria cigana. A gente já começou também com a cerveja Hi5, que é uma Black IPA. A maioria das pessoas na época estavam naquela de... primeiro a gente lança uma pilsen, uma levinha, e a gente já lançou uma cerveja mais forte, e a nossa IPA tem maracujá, quer dizer, a gente sempre busca usar ingredientes locais, fazer mistura de estilos, coisas que tragam essa exclusividade e cervejas únicas. É isso que a gente busca.
Ninkasi Beer Club: São várias cervejas colaborativas e inclusive uma Imperial Stout em parceria com a Sixpoint via Social Beers, site de financiamento coletivo. Qual a importância dessas parcerias e como funciona?
2Cabeças: A importância é a seguinte. Pra gente, fazer cerveja é uma coisa também de confraternização e a cerveja historicamente sempre representou isso. Somos marcas pequenas, então acaba que uma ajuda a outra. Por exemplo, a gente faz uma cerveja com a Sixpoint, vai ter muita gente lá no EUA que de repente nunca ouviu falar da gente e vão conhecer e o contrário, pessoas que consomem a nossa cerveja e vão conhecer mais a Sixpoint, e vão se interessar em outras colaborativas que a gente fez. Então a ideia é essa e também trocar experiências. As receitas normalmente são feitas em conjunto. Um tem uma ideia e diz: - Eu já fiz isto numa outra cerveja, a gente pode fazer assim, buscar ingredientes diferentes, enfim, assim você consegue criar uma cerveja mais exclusiva e inusitada também. Quanto a como funciona, cada caso é um caso. Normalmente a gente faz a cerveja junto, de formas variadas, às vezes um contribui com uma parte e outro contribui com a outra, ás vezes a gente cria junto. Os nomes, criação, essa parte geralmente é colaborativa também, ou seja, depende do caso. Algumas como a Hello My Name is Zé, que a gente fez com a Brewdog. Ela foi feita lá (Escócia), mas só para vender no Brasil. Tem cerveja que a gente produz aqui para vender somente no Brasil. Outras o contrário. Então, cada caso é uma caso, em termos de comercialização.
Ninkasi Beer Club: Quais as principais dificuldades de ser cervejeiro no Brasil? O que tem que mudar pra melhorar?
2Cabeças: Cara, acho que a maior dificuldade, mas não é só em ser cervejeiro, é a questão da tributação em cima das pequenas empresas. Isso aí é um problema pra todo mundo, tanto tributação, quanto leis trabalhistas, enfim, toda essa parte burocrática é feita para a pessoa não abrir uma empresa pequena e todo mundo trabalhar em empresas grandes, o que é uma pena pro país. Então, eu acho que este é o maior dificultador. Existem alguns entraves ainda em termos de tributação, acho que com tempo isso vai melhorando, visto que agente tinha um mercado que há dez anos não tinha quase nenhuma cervejaria artesanal no Brasil. Contava-se nos dedos. Hoje tem trezentas sei lá, mais alguma tantas outras marcas ciganas. Somadas todas as marcas de cerveja artesanal deve estar chegando aí a quatrocentas, quinhentas. Então cresceu muito. E o que pode melhorar é basicamente isto, uma lei que seja justa em termos de tributação, que facilite o início de uma cervejaria, como é por exemplo nos EUA. O cara lança uma cervejaria, eu não sei a quantidade, mas a primeira parte em litros que sai não paga imposto, justamente porque o governo entende que ele vai começar com um fluxo de caixa muito prejudicado. Aqui é o contrário, né? Antes de você vender você já pagou o imposto. Você nem recebeu e já está adiantando os impostos. E não só isso, pois o imposto aqui é cobrado em função do valor. Por exemplo, nos EUA, você paga lá, vamos supor U$1, U$2, U$1,50, U$0,30, por litro. Isso para todas as cervejarias e para as pequenas às vezes tem um desconto. Aqui não. É por valor, então minha cerveja custa mais caro, então eu pago de imposto às vezes mais do que o preço que é vendida uma cerveja de massa no supermercado. Às vezes o preço de duas a três latinhas de Brahma, de Antarctica de Itaipava é o preço que eu pago de imposto em uma garrafa, ou seja, é muito injusto.
Ninkasi Beer Club: Quais os próximos planos e projetos e o que vem de novo por aí?
2Cabeças: Pra fazer (cerveja) ainda não tem nada concreto. A gente tem algumas coisas vindo, né. Tem essa Ponta Cabeça, que é uma Imperial Stout feita com cumaru em parceria com a Sixpoint, a gente tem uma cerveja que fez com a Amager, lá na Dinamarca que vai chegar por volta de agosto, pois tem o tempo de importação. Ela é uma Cream Ale bem lupulada feita em Copenhagem, e tem a cerveja que a gente fez com a Freigeist, que é uma cervejaria alemã, então a gente fez no Brasil a Rio de Colônia que a gente lançou mais ou menos há um mês e agora vai ter a Eau de Janeiro, que digamos assim, a segunda dessa linha, e é uma Gose, um estilo típico alemão, com manga, semente de coentro, ela tem sal grosso também e uma espécie de pinheiro local deles (abeto). É uma cerveja super leve, foi feita lá na Alemanha e também vai provavelmente em agosto, setembro.
Ninkasi Beer Club: Um recado pra quem está começando agora, fazendo cerveja em casa e querendo entrar nesse mercado?
2Cabeças: O recado vale pra todo mundo que quer fazer um negócio. Construa um negócio, primeiro que te satisfaça, pois você vai render muito melhor. Mas também que seja bem estruturado, que você tenha uma dinâmica e um modelo de nogócio que funcione. E principalmente não tenha medo. Acho que muita gente deixa de fazer as coisas por que fica pensando: Ah, eu tenho que pensar nisso, tenho que pensar naquilo. Então às vezes é melhor fazer e descobrir que tem um problema a resolver, do que nunca fazer com medo de ter um problema. Então faça, tenha boas cervejas, seja criativo, tente criar uma identidade própria e eu acho que tem espaço no mercado pra quem quer realmente botar seu DNA na cerveja. Sempre vai ter!
Ninkasi Beer Club: Quais os próximos eventos? E como acompanhar as novidades?
2Cabeças: A gente tem semana que vem a Junta Local, aqui na Casa da Glória. Fora isso tem alguns eventos grandes que agente vai participar. Ainda não tá a agenda 100% fechada, então não sei dizer. Esse evento a gente deve repetir. Tem ainda um evento especial que a gente vai promover em outubro. Vai ter o Fesrtival das Microcervejarias, que é organizado lá pelo Brewteco, em agosto. Quer dizer, vai ter muito evento no segundo semestre. A gente tem página no facebook, instagram, twitter. A gente está em mais de 80 a 100 pontos de venda no Rio, São Paulo, Paraná, enfim, não é muito difícil achar a gente não. É só procurar um pouquinho.
Ninkasi Beer Club: Isso aí gente! Este foi Bernardo Couto direto pro Ninkasi Beer Club. Até mais. Saúde e sucesso!
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